Enade

Universitária do RS ganha na Justiça direito de se formar sem fazer Enade

Do UOL, em São Paulo

Uma estudante do curso de publicidade e propaganda da Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos) conseguiu na Justiça o direito de concluir a graduação sem ter feito o Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). A decisão foi confirmada pelo TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região). 

Segundo informações da assessoria de imprensa do TRF4, a estudante ajuizou ação na Justiça Federal de Novo Hamburgo (RS) após a universidade proibir sua formatura, alegando que a lei estabelece que nenhum estudante pode colar grau se não tiver realizado a prova. De acordo com o processo, a ausência da estudante no exame foi justificada. 

A decisão, que teve como relatora a desembargadora federal Vivian Josete Pantaleão Caminha, afirma que a ausência no Enade não pode ser empecilho à colação de grau, visto que este [o exame] não compõe a formação do aluno no curso superior.

"Inexiste na Lei nº 10.861/2004 disposição no sentido de condicionar a colação de grau e expedição de diploma à realização do Enade", afirmou a desembargadora na decisão. 

Outro lado

Confira a nota da universidade sobre o caso:

"A Unisinos, em obediência ao princípio da legalidade e às diretrizes normativas do MEC, cumpre com o que determina a legislação de regência da matéria, nos termos da Lei n. 10.861/2004, pois o Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação. No entanto, no caso, como houve decisão judicial no sentido, a Universidade informa que cumpriu, integralmente, com a determinação judicial."

O que é Enade

O Enade tem o objetivo de medir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação quanto aos conteúdos programáticos, às suas habilidades e competências. Ele é usado para compor o CPC (Conceito Preliminar de Curso), que mede a qualidade dos cursos em uma escala de 1 a 5. A avaliação é feita a cada três anos.

É com base no CPC que o MEC mantém ou retira a permissão das instituições de ensino superior de ofertar cursos. A prova é aplicada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).

O Enade 2012 avaliou os seguintes cursos: bacharel em administração, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo e turismo. Também vão ser avaliados estudantes dos cursos que conferem diploma de tecnólogo em gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e  processos gerenciais.

O Enade 2012 foi feito por 469.478 concluintes de cursos superiores de graduação ou tecnológicos.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos