Topo

Consulte a nota de seu curso no Enade 2012; 30% ficaram abaixo da média

Do UOL, em São Paulo

07/10/2013 17h42Atualizada em 07/10/2013 18h40

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) divulgou na tarde desta segunda-feira (7) as notas dos cursos que foram avaliados no Enade 2012 (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). Neste ano, 30% dos cursos de ensino superior ficaram com notas insatisfatórias

Em 2012, foram avaliados 7.228 cursos da áreas de ciências sociais aplicadas e ciências humanas, além de cursos de tecnologia. Fizeram provas alunos de cursos como administração, ciências econômicas, comunicação social, direito e psicologia. 

O Enade tem notas de 1 a 5, os resultados 1 e 2 são considerados insatisfatórios, o 3 é razoável e o 4 e 5 são bons.  A maior parte dos cursos teve nota 3 no exame (43,9%), avaliação mínima acima da média. Outros 19% dos cursos avaliados tiveram nota 4 e apenas 5,4% conseguiram a nota máxima no exame nacional, avaliação 5. 

O Enade tem o objetivo de medir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação quanto aos conteúdos programáticos, às suas habilidades e competências. Ele é usado para compor o CPC (Conceito Preliminar de Curso), que mede a qualidade dos cursos em uma escala de 1 a 5. A avaliação é feita a cada três anos.

É com base no CPC que o MEC mantém ou retira a permissão das instituições de ensino superior de ofertar cursos.

Cursos avaliados

O Enade 2012 avaliou os seguintes cursos: bacharel em administração, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo e turismo. Também vão ser avaliados estudantes dos cursos que conferem diploma de tecnólogo em gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e  processos gerenciais. 

O Enade 2012 foi feito por 469.478 concluintes de cursos superiores de graduação ou tecnológicos.