Enade

Estudantes que faltaram no Enade 2013 podem pedir dispensa; veja regras

Do UOL, em São Paulo

Os estudantes que faltaram no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) 2013, aplicado no último domingo (24), poderão solicitar a dispensa da prova. Segundo portaria publicada nesta quarta-feira (27) pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) no Diário Oficial da União, solicitações de dispensa justificadas deverão ser formalmente apresentadas diretamente à instituição de educação superior na qual o estudante está matriculado.

O Enade 2013 teve 13,7% de abstenção - 170 mil estudantes fizeram o exame. O percentual de faltosos diminuiu em relação ao do ano passado, quando 20,1% não fizeram o Enade. 

As instituições deverão analisar os pedidos e registrar a resposta em um sistema eletrônico na página do Inep entre os dias 2 de dezembro e 24 de janeiro de 2014.  

Os candidatos que não conseguirem a dispensa pela instituição de ensino poderão fazer nova solicitação ao Inep, no período de 28 de janeiro a 11 de fevereiro.

A nova solicitação será feita pela internet e deverá conter os seguintes documentos:

  • requerimento de dispensa do Enade 2013;
  • declaração original de aluno regular e habilitado ao Enade 2013, comprovada por meio de assinatura do responsável na instituição de educação superior do estudante;
  • cópia autenticada do documento comprobatório do impedimento de participação no Enade 2013.

Os dois primeiros itens estarão disponíveis para preenchimento e impressão em sistema eletrônico na página do Inep, no período de 28 de janeiro a 11 de fevereiro.

A portaria não informa quando a relação de estudantes dispensados pelo Inep será divulgada. 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos