Enade 2012: Veja a lista dos melhores cursos de publicidade do país
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) divulgou nesta sexta-feira (6) a tabela com os dados do CPC (Conceito Preliminar de Curso) e do IGC (Índice Geral de Cursos) das instituições de educação superior avaliadas no ano de 2012.
Entenda
O que é IGC? |
O IGC (Índice Geral de Cursos) é uma indicador que avalia a qualidade do ensino de uma universidade, centro universitário ou faculdade. Ele varia de 1 a 5. Para o cálculo, é levado em conta a qualidade de todos os cursos da instituição |
O que é CPC? |
O CPC (Conceito Preliminar do Curso) é a “nota” do curso e leva em conta o desempenho dos alunos no Enade, a titulação dos professores, os recursos didático-pedagógicos e a infraestrutura. Assim como o IGC, ele varia de 1 a 5 |
A partir desses dados, o UOL listou os oito cursos de publicidade e propaganda que receberam a nota máxima (5) no CPC (faixa), um indicador que considera o desempenho dos alunos no Enade (Exame Nacional dos Estudantes), a titulação dos professores, os recursos didático-pedagógicos e a infraestrutura, entre outros pontos.
O CPC, assim como o ICG (a nota das instituições de ensino), varia de 1 a 5, sendo 1 e 2 resultados considerados ruins, 3 satisfatório e 4 e 5 bons. A nota de cada curso ou instituição pode ser consultada no e-MEC.
Na tabela abaixo, estão apenas as instituições que tiraram 5 no CPC (faixa). Esse conceito reúne as notas detalhadas dos cursos (chamado de CPC contínuo) entre 3,95 e 5.
VEJA AS MELHORES EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA
Curso | Nome | Rede | UF | Cidade | CPC (contínuo) | CPC (faixa) |
PUBLICIDADE E PROPAGANDA | CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS (UNIGRAN) | Privada | MS | DOURADOS | 4,45 | 5 |
PUBLICIDADE E PROPAGANDA | CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOTUPORANGA (UNIFEV) | Privada | SP | VOTUPORANGA | 4,42 | 5 |
PUBLICIDADE E PROPAGANDA | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) | Pública | RS | PORTO ALEGRE | 4,26 | 5 |
PUBLICIDADE E PROPAGANDA | UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) | Pública | PE | RECIFE | 4,21 | 5 |
PUBLICIDADE E PROPAGANDA | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) | Pública | RN | NATAL | 4,09 | 5 |
PUBLICIDADE E PROPAGANDA | UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) | Privada | SP | SAO JOSE DOS CAMPOS | 4,04 | 5 |
PUBLICIDADE E PROPAGANDA | UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) | Privada | SP | ARACATUBA | 4,03 | 5 |
PUBLICIDADE E PROPAGANDA | UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) | Pública | DF | BRASILIA | 3,96 | 5 |
O MEC avaliou neste ano 8.184 cursos de ensino superior, divididos em dez carreiras de bacharelado e seis tecnológicas. Entre elas, por exemplo, estão direito, administração, relações internacionais, psicologia e comunicação social.
Desses, 12,9% foram considerados de qualidade insatisfatória e tiveram CPC (Conceito Preliminar do Curso) abaixo de 3 --nota mínima exigida pelo órgão.
Os cursos com nota insatisfatória passam por supervisão do MEC. Aqueles que, após a supervisão, repetem o desempenho ruim na segunda avaliação têm seus vestibulares suspensos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.