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Enade 2012: Veja a lista dos melhores cursos de publicidade do país

Do UOL, em São Paulo

06/12/2013 18h41

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) divulgou nesta sexta-feira (6) a tabela com os dados do CPC (Conceito Preliminar de Curso) e do IGC (Índice Geral de Cursos) das instituições de educação superior avaliadas no ano de 2012.

Entenda

O que é IGC?
O IGC (Índice Geral de Cursos) é uma indicador que avalia a qualidade do ensino de uma universidade, centro universitário ou faculdade. Ele varia de 1 a 5. Para o cálculo, é levado em conta a qualidade de todos os cursos da instituição
O que é CPC?
O CPC (Conceito Preliminar do Curso) é a “nota” do curso e leva em conta o desempenho dos alunos no Enade, a titulação dos professores, os recursos didático-pedagógicos e a infraestrutura. Assim como o IGC, ele varia de 1 a 5

A partir desses dados, o UOL listou os oito cursos de publicidade e propaganda que receberam a nota máxima (5) no CPC (faixa), um indicador que considera o desempenho dos alunos no Enade (Exame Nacional dos Estudantes), a titulação dos professores, os recursos didático-pedagógicos e a infraestrutura, entre outros pontos.

O CPC, assim como o ICG (a nota das instituições de ensino), varia de 1 a 5, sendo 1 e 2 resultados considerados ruins, 3 satisfatório e 4 e 5 bons. A nota de cada curso ou instituição pode ser consultada no e-MEC.

Na tabela abaixo, estão apenas as instituições que tiraram 5 no CPC (faixa). Esse conceito reúne as notas detalhadas dos cursos (chamado de CPC contínuo) entre 3,95 e 5.

VEJA AS MELHORES EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA

CursoNomeRedeUFCidadeCPC (contínuo)CPC (faixa)
PUBLICIDADE E PROPAGANDACENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS (UNIGRAN)PrivadaMSDOURADOS4,455
PUBLICIDADE E PROPAGANDACENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOTUPORANGA (UNIFEV)PrivadaSPVOTUPORANGA4,425
PUBLICIDADE E PROPAGANDAUNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)PúblicaRSPORTO ALEGRE4,265
PUBLICIDADE E PROPAGANDAUNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)PúblicaPERECIFE4,215
PUBLICIDADE E PROPAGANDAUNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)PúblicaRNNATAL4,095
PUBLICIDADE E PROPAGANDAUNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP)PrivadaSPSAO JOSE DOS CAMPOS4,045
PUBLICIDADE E PROPAGANDAUNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP)PrivadaSPARACATUBA4,035
PUBLICIDADE E PROPAGANDAUNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)PúblicaDFBRASILIA3,965

O MEC avaliou neste ano 8.184 cursos de ensino superior, divididos em dez carreiras de bacharelado e seis tecnológicas. Entre elas, por exemplo, estão direito, administração, relações internacionais, psicologia e comunicação social.

Desses, 12,9% foram considerados de qualidade insatisfatória e tiveram CPC (Conceito Preliminar do Curso) abaixo de 3 --nota mínima exigida pelo órgão.

Os cursos com nota insatisfatória passam por supervisão do MEC. Aqueles que, após a supervisão, repetem o desempenho ruim na segunda avaliação têm seus vestibulares suspensos.