Topo

Você sabia? Independência do Brasil já foi comemorada em 12 de outubro

12 de outubro é a data do aniversário de D. Pedro 1º Imagem: wikimedia commons

Suellen Smosinski

Do UOL, em São Paulo

07/09/2014 07h00

Segundo a professora Tania Regina de Luca, do departamento de história da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Assis, já existiram duas datas para a comemoração da Independência do Brasil: 7 de setembro, quando ela foi proclamada, e 12 de outubro, data do aniversário e coroação de D. Pedro 1º como imperador do Brasil.

A professora explica que havia uma certa concorrência entre as duas datas.

“D. Pedro proclama a independência no 7 de setembro, mas as pessoas vão saber o que ele fez depois, não tinha internet na época. O que cria o Estado simbolicamente é quando ele é coroado imperador, já no Rio de Janeiro”, afirma Tania.

Veja também

Em 1831, quando D. Pedro abdica do trono brasileiro em nome do filho, Pedro de Alcântara, que se tornou D. Pedro 2°, o 12 de outubro deixa de ser feriado oficial e o 7 de setembro ganha mais força. “Quando ele vai embora não faz sentido comemorar o aniversário dele. A comemoração passa para 2 de dezembro que era aniversário de D. Pedro 2º”, conta a professora.

Mas, como tinha apenas 6 anos e não assumiu de fato o poder, o aniversário de D. Pedro 2º também não “pegou” como data para a comemoração, contribuindo para o fortalecimento do 7 de setembro. 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Você sabia? Independência do Brasil já foi comemorada em 12 de outubro - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Educação