Topo

Polícia investiga descarte de livros didáticos em terreno de Marília (SP)

Alexandre Lourenção/Jornal da Manhã
Imagem: Alexandre Lourenção/Jornal da Manhã

Eduardo Schiavoni

Do UOL, em Americana (SP)

09/02/2015 17h50

Centenas de livros didáticos e de apoio da Secretaria Estadual de Educação foram encontrados após um descarte irregular em um terreno baldio em Marília (SP). Os materiais escolares, destinados às diversas disciplinas de 6º ano, são totalmente novos, sendo que alguns ainda estão embalados e outra parte está em caixas da Secretaria da Educação. O prazo de utilização do material vai até 2017. A Polícia Civil investiga o descarte.

O local onde os livros foram encontrados, uma estrada rural, fica a três quilômetros da rua asfaltada mais próxima. Na região, erma, não há casas, apenas construções e algumas chácaras, utilizadas para recreação. A suspeita é que a pessoa que descartou o material tenha escolhido o local justamente por ser afastado.

Segundo o auxiliar administrativo Clayton Clavico Costa, que encontrou os livros ao passar pelo local, a cena do descarte causou nele uma “profunda indignação”. “Estava com um amigo e saímos de uma chácara e vimos a pilha. Chegamos mais perto, imaginando que eram cadernos velhos, e tomamos um susto ao percebermos que eram livros novos”, contou. “Para mim, foi uma indignação total saber que este material deveria estar contribuindo com a educação de muitos jovens”, lamentou.

Depois de achar os livros, Costa acionou as autoridades, que foram ao local e retiraram o material, que foi enviado à Central de Polícia Judiciária de Marília. A Polícia Civil informou que um inquérito será aberto para determinar a autoria do descarte.

Procurada, a Diretoria Regional de Ensino de Marília informou que “repudia qualquer desperdício de material escolar” e esclareceu que abriu uma sindicância para apurar o fato assim que soube do caso. A instituição informou ainda que vai ouvir os responsáveis por todas as escolas da cidade para descobrir de que forma e quais as causas de o material didático ter ido parar no terreno baldio. Até o momento, no entanto, não existem suspeitos para a ação.