Topo

Por causa da greve, professor do PR dá aulas pelo Facebook

Carlos Castilho Junior pediu aos alunos criarem grupos dentro do Facebook para estudos Imagem: Arquivo Pessoal

Lucas Gabriel Marins

Do UOL, em Curitiba

21/05/2015 20h37

O professor Carlos Castilho Junior, de Maringá, no Noroeste do Paraná, decidiu dar aulas pelo Facebook. A decisão foi tomada depois que uma de suas alunas, preocupada com o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o chamou para conversar e disse que concordava com o propósito da greve, mas precisava estudar.

"Eu respondi, brincando, que ela deveria comentar isso com o governador, mas depois me deu remorso. Sou totalmente a favor da paralisação da categoria, mas eu não poderia deixar meus alunos na mão", conta.

Veja também

Castilho, então, propôs aos alunos que criassem grupos dentro do Facebook. Ele estabeleceu algumas regras: cada grupo deveria ter um monitor (estudante); somente alunos da mesma turma poderiam ser adicionados; e um professor observador precisaria estar presente. Pais, mães e responsáveis também poderiam ser adicionados. Os temas "política" e "greve", no entanto, entrariam na lista de "assuntos proibidos".

A iniciativa deu certo. No início, segundo Castilho, 27 alunos participavam. Hoje já são quase 500. A estudante Sabrina Magnabosco, 17, é uma delas. "Uma colega do mesmo colégio em que eu estudo veio me falar da proposta do professor. Repassei a informação e todos da minha sala aceitaram participar", conta.

Sabrina relata que está preocupada com o Enem e com o vestibular. "O professor está nos dando dicas sobre como estudar e isso está ajudando muito. Acho que o medo agora é nossa principal barreira, pois ainda está muito incerto quando voltará nossas aulas. Estamos nos preparando na maneira que podemos", relata a estudante, que pretende cursar arquitetura.

Castilho publica duas aulas por semana no Facebook. Cada uma tem (em média) uma hora. Em vez da tradicional lousa e do giz, ele senta em uma cadeira, liga seu notebook "velhinho" e grava o conteúdo — com um microfone - em um programa gratuito de compartilhamento de som, chamado Chirbit.

"Centenas de professores já me enviaram mensagens perguntando qual a 'receita' da aula. Não respondi todos ainda, mas pretendo. Quero que essa iniciativa se espalhe", finaliza.

A greve dos professores do Paraná completa 35 dias letivos de aula nesta sexta-feira (22). A categoria, que pede reajuste de 8,17% da data-base e outras questões trabalhistas, paralisou as atividades no dia 25 de abril. Cerca de 1 milhão de alunos da rede estadual de ensino são afetados, segundo a Secretária de Estado da Educação do Paraná.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Por causa da greve, professor do PR dá aulas pelo Facebook - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Educação