Topo

Em protesto, vaca é amarrada à reitoria da Federal do Espírito Santo

Sintufes
Imagem: Sintufes

Flávia Bernardes

Colaboração para o UOL, em Vitória

18/09/2015 16h11

Uma vaca chamada Filó foi amarrada à reitoria da Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo), na manhã desta sexta-feira (18), e deverá permanecer até o fim do dia no local como parte do protesto dos servidores públicos da universidade que lutam por reajuste salarial.

“Em setembro de 2014, a presidente Dilma falou que não mexeria nos direitos trabalhistas nem que a vaca tossisse, mas a vaca está tossindo desde 2014 e agora para ela não ir para o brejo nós a trouxemos para um passeio”, disse o coordenador do Sintufes (Sindicato dos Trabalhadores da Ufes), Wellington Pereira.

Em greve desde maio deste ano, os servidores repudiam o pacotão anunciado pelo Governo Federal e afirmam não ter data para dar fim à greve. Confirmam apenas que Filó está bem tratada, na sombra e que deverá retornar para casa ainda hoje.

Em nota, a reitoria da Ufes afirma respeitar o direito de greve dos servidores desde que sejam resguardados os direitos dos estudantes e demais membros da comunidade universitária.

A greve dos servidores da Ufes tem caráter nacional e suas reivindicações estão sendo negociadas diretamente junto ao Ministério da Educação.