Topo

Educação

Vestibular


Enem 2015: "Violência contra a mulher" é o tema da redação

Reprodução/UOL
Imagem: Reprodução/UOL

Do UOL, em São Paulo

25/10/2015 13h13Atualizada em 25/10/2015 17h22

O MEC (Ministério da Educação) divulgou neste domingo (25) o tema da redação do Enem 2015 (Exame Nacional do Ensino Médio), que é “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”. Confira o material do UOL sobre o assunto.

Para a professora Cida Custódio, do Curso e Colégio Objetivo, a escolha é muito boa uma vez que é um assunto importante, sobre o qual os candidatos precisam saber se posicionar e com o qual eles estão familiarizados. "É da maior pertinência, uma vez que ainda vivemos em uma sociedade patriarcal e machista", diz a professora.

"A despeito de a nossa sociedade ter avançado bastante, o que não permitiria nenhum tipo de violência física ou mesmo verbal, [a violência contra a mulher] ainda é um problema", explica a professora. "É uma oportunidade de o aluno discutir a questão tanto do ponto de vista histórico quanto sociológico."

Segundo Custódio, o tema deste ano abre para os candidatos a chance de propor medidas práticas para a lei que torna crime hediondo o feminicídio, sancionada pela presidente Dilma Rousseff no primeiro semestre: "o aluno pode propor a aplicação efeitva da lei, como por exemplo da medida protetiva em que o agressor precisa manter distância da vítima, [pode] oferecer mecanismos para a mulher denunciar [as violências], como mais delegacias da mulher em que ela não se sinta constrangida". A professora citou ainda o papel das escolas no ensino.

Hoje, os candidatos devem responder questões sobre linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias e uma redação. O exame tem duração de 5h30.

O UOL terá o gabarito extraoficial a partir das 19h. A correção comentada da prova por professores do Curso Objetivo começa às 19h30.

Mais Vestibular