Topo

Alesp pede reintegração de posse para desocupação da Casa

Imagem: Lucas Lima/UOL

Do UOL, em São Paulo

04/05/2016 16h42

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) entrou com pedido de reintegração de posse para retirada dos estudantes que ocupam o plenário da Casa em protesto a favor da abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar desvio de dinheiro no caso conhecido como “Máfia da Merenda”.

O requerimento está nas mãos do juiz Sergio Serrano Nunes Filho e corre como “tramitação prioritária”, mas não tem prazo para julgamento.

Assinada pelo procurador-chefe da entidade, Alexandre Issa Kimura, e pelo procurador Marco Antonio Hatem Beneton, a petição tem como requerida a presidente da Ubes (União Nacional dos Estudantes Secundaristas), Camila Lanes.

Veja também

No texto, os autores pedem para que, se necessário, seja utilizado auxílio da Secretária de Segurança Pública. Contudo, ressaltam que a reintegração deve ocorrer de forma “pacífica, comedida e moderada, sem uso de violência ou qualquer outra medida que coloque a integridade física dos ocupantes em risco”.

Um grupo de estudantes ocupou na última terça-feira, por volta das 17h, o plenário da Alesp, cobrando que seja investigado o escândalo de desvio de dinheiro destinado às merendas escolares. 

Camila Lanes, em contato com o UOL, afirmou que os manifestantes agiram motivados pelo silenciamento da Casa sobre o fato, especialmente porque seu presidente, Fernando Capez (PSDB), é um dos principais acusados no “Merendão”.

Capez decretou ponto facultativo (folga) na Casa, nesta quarta-feira (4). Ademais, tem posto em prática estratégia de "saturação", em suas palavras. O plenário será "isolado": os manifestantes que saírem não poderão retornar e a imprensa também não poderá ter acesso aos estudantes para "não dar palco", segundo o deputado. A entrada de comida também está proibida para os manifestantes.

7 assinaturas

Até a manhá desta quarta (4), faltavam sete assinaturas para a abertura da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Merenda, para investigar um esquema de favorecimento na compra de itens do lanche escolar.

Até as 21h30, a bancada do PT na Alesp conseguiu reunir 25 assinaturas das 32 necessárias para protocolar o pedido de CPI. A Assembleia tem 94 deputados, dos quais 76 fazem parte da base aliada do governador Geraldo Alckmin (PSDB).

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Alesp pede reintegração de posse para desocupação da Casa - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Educação