Topo

Proibição de livros que falam de diversidade sexual dissemina ódio, diz MP

Do UOL, em São Paulo

26/01/2017 16h44

A pedido do MP (Ministério Público) de Rondônia, a prefeitura de Ariquemes (cerca de 200 km de Porto Velho) tem até o dia 27 de janeiro para se manifestar sobre a decisão de retirar as páginas de livros didáticos que abordem diversidade sexual e familiar e doenças sexualmente transmissíveis

Segundo o MP, o prefeito Thiago Flores (PMDB) deve assinar até a data um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) se comprometendo a não suprimir as páginas que tenham conteúdos considerados de "ideologia de gênero e diversidade familiar".

Veja também

Para o órgão, "medidas como estas disseminam o ódio contra os homossexuais e ferem de morte o fundamento constitucional da promoção da igualdade e da sociedade livre de qualquer preconceito". Além disso, ele considera que a retirada das páginas causará prejuízo aos alunos, pais e professores “que se veem no meio de um verdadeiro processo inquisitorial medieval, na contramão de toda a literatura pedagógica que visa esclarecer e preparar jovens para sociedade atual, sem qualquer carga de preconceito.”

A medida adotada pelo MP é resultado de uma reunião realizada na última terça-feira (24) com a promotora de justiça da cidadania, Priscila Matzenbacher Tibes Machado, com a promotora de justiça da probidade, Joice Gushy Mota Azevedo, e com atual prefeito.

O órgão também apura conduta similar adotada pela gestão anterior da prefeitura. À época, o então prefeito, Lorival Amorim (PDT), mandou recolher os livros encaminhados pelo MEC em decorrência da presença de conteúdos de ideologia de gênero nas publicações.

Entenda o caso

No início do ano, o prefeito Thiago Flores recebeu um ofício de vereadores que formam a bancada evangélica propondo a suspensão e o recolhimento dos materiais que abordassem a ideologia de gênero.

O argumento utilizado foi que os livros estavam em desacordo com o PME (Plano Municipal de Educação), que foi aprovado sem a presença do tema, e por apresentarem "arranjos familiares de gays, lésbicas, com adoção de filhos [...] bigamia, poligamia, bissexualismo e doenças sexualmente transmissíveis" a crianças do ensino fundamental-- do 1º ao 5º ano.

Poucos dias depois, representantes do Sintero (Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia)- Regional Estanho, entregaram um outro ofício ao prefeito solicitando que a petição dos vereadores não fosse atendida.

De acordo com uma nota da prefeitura, o sindicato defendeu que a adoção de crianças por casais homoafetivos já está consumada no país. Além disso, consideram que a abordagem sobre doenças sexualmente transmissíveis e métodos contraceptivos são temas transversais contidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais.

Na segunda-feira (23), Thiago Flores e outros 11 vereadores se reuniram e decidiram que as páginas deveriam ser retiradas dos livros didáticos. Uma audiência pública estava prevista para ser realizada no dia 31 de janeiro, mas foi suspensa diante da decisão conjunta.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Proibição de livros que falam de diversidade sexual dissemina ódio, diz MP - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas notícias