Duas das melhores escolas de negócios do mundo são brasileiras; veja lista
A época pode até não ser ideal para negócios, mas o Brasil continua formando bons executivos. De acordo com o ranking elaborado pelo jornal britânico Financial Times, duas das melhores escolas de negócios do mundo são brasileiras: a Fundação Dom Cabral e o Insper estão entre as 50 principais. Além disso, a FGV-EAESP (Escola de Administração de Empresas de São Paulo) foi destaque em um dos critérios avaliados, mesmo sem aparecer na relação final.
A lista se divide em dois quesitos: um deles traz as 75 melhores que oferecem programas abertos e destinados a executivos em geral, mesmo que sem vínculo empregatício; o outro escolhe 85 instituições que se destacam com programas customizados (cursos que atendem necessidades específicas de empresas). Posteriormente, os dados são cruzados e, assim, o ranking mostra as 50 melhores escolas do planeta.
A Fundação Dom Cabral é a melhor brasileira na lista geral, ocupando a 12ª posição - cinco acima de seu resultado obtido em 2016 -, enquanto o Insper surge na 47ª colocação. A FGV-EAESP aparece somente como destaque no ranking de programas customizados, de modo que não está entre as 50 melhores.
A FIA (Fundação Instituto de Administração), que estava na relação em 2016, e a Saint Paul Escola de Negócios, que participou da avaliação durante cinco anos consecutivos, deixaram de concorrer por uma mudança de critérios do ranking e, por isso, não foram avaliadas.
A melhor do mundo em 2017 é a espanhola IESE Business School, que levou a melhor por pouco sobre a suíça IMD. A norte-americana Harvard Business School é a terceira colocada, enquanto o Center for Creative Leadership e a London Business School aparecem empatadas em quarto.
A lista recolhe informações junto a alunos, professores e direções das escolas, que fornecem dados sobre o número de mulheres inscritas nas turmas, projeção internacional, crescimento e parcerias com outras instituições. Os estudantes contribuem com análises sobre preparação, métodos, materiais de ensino, objetivos atingidos e condições das instalações.
O ranking da Financial Times é elaborado anualmente desde 1999 e não leva em conta cursos tradicionais de MBA, que são avaliados separadamente pela publicação britânica.
Confira a lista geral com as 10 melhores instituições e duas das brasileiras:
1 - IESE Business School
2 - IMD
3 - Harvard Business School
4 - Center for Creative Leadership
4 - London Business School
6 - Insead
7 - HEC Paris
8 - ESMT Berlin
9 - Stanford Graduate School of Business
9 - University of Oxford: Saïd
11 - University of Michigan: Ross
12 - Fundação Dom Cabral
47 - Insper
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.