Primeiro dia de prova do Enem tem abstenção de 30%; 273 são eliminados
O primeiro domingo (5) de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) teve a abstenção de 30,2% dos candidatos inscritos, segundo informações do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão responsável pela aplicação da prova. Ao todo, 273 participantes foram eliminados.
No total, 6,7 milhões de candidatos se inscreveram para o Enem 2017. Desses, pouco mais de 1,8 milhão não apareceram para fazer as provas. De acordo com o Inep, a abstenção ficou dentro da média histórica.
Os dados são da primeira parcial após a realização das provas, e foram divulgados à imprensa na noite deste domingo em entrevista coletiva.
Hoje, os inscritos tiveram pela frente a redação e outras 90 questões de linguagens e ciências humanas. No próximo domingo (12), será a vez de 45 perguntas de ciências da natureza e outras 45 de matemática.
Abstenção em anos anteriores:
- 2016 – 30%
- 2015 – 25%
- 2014 – 28%
- 2013 – 29%
Leia também:
- Proposta específica da redação pode levar aluno a fugir do tema, dizem professores
- Confira o gabarito extraoficial e a correção online da prova
- Acompanhe a cobertura especial do Enem no Brasil Escola
Alunos saem com o caderno de prova antes do horário permitido
Dois participantes do Enem deixaram o local de prova com o caderno de questões antes do horário permitido, segundo informou o ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM).
Um dos participantes já foi identificado e será desclassificado do exame. Segundo o ministro, os dois fatos não caracterizam vazamento da prova,
Do total de eliminados (273), 264 foram por descumprimento de regras gerais do edital e nove por se negarem a passar pelo detector de metal.
Outra ocorrência destaca pelo ministro em entrevista coletiva foi o caso de um participante flagrado com um cigarro de maconha ao chegar para realizar a prova. Segundo Mendonça Filho, a polícia foi avisada e o aluno foi autorizado a realizar a prova.
Dois locais de prova, um em Teresina e outro no interior de Goiás, ficaram sem energia elétrica e os candidatos não conseguiram fazer a prova. Os inscritos irão fazer um novo exame, no dia 12 de dezembro. Segundo o Inep, a falta de energia afetou cerca de 2.300 participantes.
Mais da metade dos alunos (57,7%) já utiliza a nota do Enem para ingressar no ensino superior público do país. A prova passou a ser adotada como vestibular em 2009 e, ano a ano, conquista mais adesão entre faculdades públicas e privadas. Na rede pública, o uso é mais disseminado nas 63 universidades federais --todas usam o exame como processo seletivo ou parte dele.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.