Vai fazer o Enem neste domingo? Não esqueça que começa o horário de verão
Além dos estudos e da estratégia para fazer a prova, os candidatos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2018 devem ter atenção a mais um detalhe importante relacionado à prova deste ano. O horário de verão começa justamente na madrugada de sábado (3) para domingo.
Leia mais sobre o Enem 2018:
- De regras a itens obrigatórios, veja tudo que você precisa saber sobre a prova
- Para cursinhos, fake news podem ser tema da redação; veja estratégias
- Confira dicas de quem já conquistou nota mil na redação no Enem
- Saiba o que costuma ser mais cobrado nas provas de Linguagens e Humanas
Por isso, alunos que farão a prova no Distrito Federal, nos Estados do Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), do Sudeste (Minas Gerais, Espírito Santos, Rio de Janeiro e São Paulo) e do Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) devem adiantar o relógio em uma hora assim que o ponteiro marcar 0h, avançando então os ponteiros para 1h.
Normalmente, o horário de verão começa à meia-noite do terceiro domingo de outubro, mas devido ao segundo turno das eleições, neste ano o governo federal adiou o início para 4 de novembro. O MEC (Ministério da Educação) chegou a pedir que a data fosse adiada novamente por causa do Enem, mas o Planalto não acatou o pedido.
Embora nem todas as regiões tenham horário de verão, todos os candidatos do país devem ter atenção à mudança, porque o horário oficial de fechamento dos portões dos locais de provas é 13h do horário de Brasília. Ou seja, nos estados que têm fusos diferentes, a prova tem início em horários locais distintos.
Mais cedo o UOL publicou no mapa acima um horário incorreto para o fechamento dos portões no Mato Grosso do Sul. A hora correta é 12h no horário local.
Para Marcelo Dias Carvalho, coordenador geral do cursinho Etapa, a mudança do horário de verão não é algo “muito drástico”, mas ele ressalta que o aluno deve ter atenção para ajustar o relógio e dormir bem para estar disposto na hora da prova.
“Tem que tomar cuidado para não ficar cansado, porque a prova é muito longa. Altera o horário do almoço, o horário que ele vai tomar café, então isso é algo que ele precisa ficar atento”, afirma Dias Carvalho.
Autor do Sistema de Ensino pH, Thiago Braga também minimiza a influência do horário de verão, mas ressalta que os alunos não podem esquecer de ajustar o alarme. “Não tem muito drama, é lembrar de ajustar o alarme antes de dormir, para não acordar atrasado no domingo, e dormir uma hora mais cedo do que o horário habitual para não perder uma hora de sono”, explica.
As provas
No domingo (4), mais de 5,5 milhões de estudantes estão com as inscrições confirmadas para fazer o Enem 2018. Os portões abrem às 12h (horário de Brasília) e fecham pontualmente às 13h, sem tolerância para atraso.
Neste primeiro dia de prova, os alunos terão cinco horas e meia para enfrentar 90 questões objetivas (testes) de Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e a redação. A prova começa trinta minutos após o fechamento dos portões, às 13h30.
O segundo dia de prova será no próximo domingo (11), quando os alunos terão cinco horas para responder 90 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.
O UOL, em parceria com o Curso Objetivo, fará a correção online nos dois dias de exame e divulgará o gabarito extraoficial das provas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.