Topo

Notas do Enem serão divulgadas nesta sexta; saiba como consultar

Caderno de questões do segundo dia do Enem, que teve perguntas das áreas de ciências e matemática - Ronaldo Silva/Futura Press/Estadão Conteúdo
Caderno de questões do segundo dia do Enem, que teve perguntas das áreas de ciências e matemática Imagem: Ronaldo Silva/Futura Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

18/01/2019 00h01

Candidatos que fizeram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2018 e que já concluíram o ensino médio poderão consultar seu desempenho no exame a partir desta sexta-feira (18). A previsão é de que as notas sejam divulgadas às 10h. 

Quem não terminou o ensino médio e fez a prova para testar os conhecimentos - os chamados "treineiros" - só verá as notas daqui dois meses, em 18 de março. Na mesma data, serão liberados para todos os candidatos os "espelhos" da redação. Eles permitem que os participantes vejam o texto digitalizado e os critérios usados para correção.

Para ver sua nota, o candidato precisa preencher o CPF e a senha cadastrada na Página do Participante.

O Enem, vale lembrar, utiliza o sistema de TRI (Teoria de Resposta ao Item), em que o mesmo número de acertos proporcione notas distintas, já que as questões têm pesos diferentes. Entenda como é feita a correção do Enem.

A nota do Enem pode ser usada por quem quer tentar uma vaga no ensino superior, através do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), pedir bolsa de estudos no Prouni (Programa Universidade para Todos) ou tentar financiamento de cursos particulares pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Como usar a nota do Enem

De 22 a 25 de janeiro, os candidatos poderão utilizar a nota para se inscreverem no Sisu, que oferece vagas nas instituições públicas de ensino superior, como universidades estaduais e federais.

O resultado do Sisu será divulgado dia 28, e o candidato terá do dia 30 ao dia 4 de fevereiro para realizar a matrícula nas instituições. Quem não for selecionado na primeira chamada poderá se inscrever para a lista de espera do dia 28 de janeiro ao dia 4 de fevereiro.

Já o Prouni, que permite estudar com bolsas de até 100% em instituições privadas do país, receberá inscrições do dia 29 de janeiro a 1º de fevereiro. A primeira chamada será divulgada no dia 4 de fevereiro e a segunda, no dia 18. Caso não seja selecionado nas duas chamadas, o candidato pode se inscrever na lista de espera entre os dias 7 e 8 de março.

Podem participar do Prouni candidatos que não tenham diploma de ensino superior e que atendam a pelo menos uma das condições: ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em instituição privada com bolsa, ser pessoa com deficiência ou ser professor da rede pública.

O estudante também poderá se candidatar ao Fies entre os dias 5 e 12 de fevereiro. Os resultados serão divulgados a partir do dia 18 de fevereiro e a lista de espera estará aberta do dia 20 de fevereiro a 31 de março. O Fies permite ao estudante financiar as mensalidades do seu curso em instituições privadas.

Cronograma:

Enem

  • 18/1 - Liberação do resultado do Enem 2018 para quem já concluiu o ensino médio
  • 18/3 - Liberação do resultado do Enem 2018 para treineiros e divulgação do espelho da redação

Sisu

  • 22/1 a 25/01 - Inscrições Sisu
  • 28/1 - Resultado da 1ª chamada do Sisu
  • 30/1 a 4/2 - Matrícula Sisu
  • 28/1 a 4/2 - Manifestação de interesse na lista de espera do Sisu

Prouni

  • 29/1 a 1/2 - Inscrições Prouni
  • 4/2 - Resultado da 1ª chamada do Prouni
  • 4/2 a 12/2 - Matrícula 1ª chamada do Prouni
  • 18/2 - Resultado 2ª chamada Prouni
  • 18/2 a 25/2 - Matrícula 2ª chamada Prouni
  • 7/3 a 8/3 - Manifestação de interesse na lista de espera do Prouni

Fies

  • 5/2 a 12/2 - Inscrições Fies
  • 18/2 - Resultado Fies
  • 20/2 a 31/3 - Manifestação de interesse na lista de espera do Fies