Saiu o resultado do Fies; saiba como ver se seu nome está na lista
O MEC (Ministério da Educação) divulgou hoje o resultado do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) de 2019. Para ver se o seu nome está na lista, é preciso entrar na página do programa. Lá, também é possível ver quais instituições de ensino participam.
Ao todo, são 100 mil vagas na modalidade juro zero, destinada a estudantes com renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. Nessa modalidade, quem não foi selecionado integra automaticamente a lista de espera.
Também são ofertadas 450 mil na modalidade P-Fies, cujo financiamento é feito por meio de agentes financeiros privados, que definem as condições de pagamentos e os juros a serem aplicados. Elas são destinadas a alunos com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos. No P-Fies, a chamada é única.
Nas duas modalidades, o pagamento do empréstimo tem início logo após a conclusão do curso.
Meu nome está na lista. O que eu faço?
- Os aprovados na modalidade juro zero têm que complementar suas informações no site do Fies Seleção. Eles têm de 26 de fevereiro até as 23h59 de 7 de março para isso;
- Depois, é necessário ir à CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) da instituição de ensino que está oferecendo a vaga para validar as informações apresentadas no sistema. Isso deve ser feito em até cinco dias, contados a partir da data de complementação da inscrição;
- Por último, é hora de ir no banco parceiro do Fies para fechar o contrato. O prazo para que isso seja feito é de até dez dias, contados a partir do terceiro dia útil do dia de comparecimento à CPSA.
Fiquei na lista de espera. E agora?
Os participantes da lista de espera devem acompanhar no site se foram selecionados, entre os dias 27 de fevereiro e 10 de abril (até as 23h59). Eles terão cinco dias úteis para complementar a inscrição no site, contados do dia subsequente ao da divulgação do seu nome na lista. Valem os mesmos prazos e regras dos selecionados.
Consegui o P-Fies. Como devo proceder?
Nessa modalidade, o candidato não precisa complementar informações. Ele precisa ir diretamente à CPSA da instituição de ensino que está oferecendo a vaga para validar as informações colocadas no sistema do Fies. O selecionado tem cinco dias para fazer isso.
Foi à CPSA? Agora é ir ao agente financeiro privado com a documentação exigida. Ela vai precisar ser aprovada por ele para que o contrato seja fechado.
O que acontece se levar documento falso?
O candidato que apresentar informações ou documentos falsos será reprovado no processo. Se a irregularidade for comprovada depois de o contrato já ter sido firmado, ele será encerrado.
Não fui selecionado. Quais opções de crédito há agora?
Algumas universidades oferecem parcerias e linhas de crédito próprio, com juro zero ou com taxas menores do que em bancos. Também há a opção de pedir um crédito estudantil aos bancos, mas eles possuem taxas e juros maiores. O UOL preparou um tira-dúvidas financeiro com as opções existentes no mercado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.