Topo

Enem 2019 lança a Nanda, robô que ajuda nas inscrições; entenda como fazer

Para se inscrever no Enem, candidato deve interagir com a robô Nanda - Reprodução
Para se inscrever no Enem, candidato deve interagir com a robô Nanda Imagem: Reprodução

Ana Carla Bermúdez e Eduardo Sombini

Do UOL, em São Paulo e colaboração para o UOL, em São Paulo

06/05/2019 11h42Atualizada em 07/05/2019 11h00

Quer fazer sua inscrição para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2019? Então fale com a Nanda, a chatbot (robô que simula uma conversa humana) que vai fazer todo o seu cadastro. As inscrições para a prova estão abertas desde a manhã de hoje e vão até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 17 de maio.

Para se inscrever no Enem, é preciso acessar o portal oficial da prova e responder às perguntas enviadas pela robô Nanda. É ela quem vai pedir seus dados pessoais, como CPF e data de nascimento, além de perguntar se você precisa de algum recurso de acessibilidade no dia da prova, por exemplo.

Esta é a primeira vez que um robô é utilizado para as inscrições no Enem. Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão responsável pela prova, o sistema "inova na relação entre governo e sociedade".

Neste ano, houve um aumento de 3,7% na taxa de inscrição do Enem, que passou de R$ 82 para R$ 85. O pagamento pode ser feito em agências bancárias, casas lotéricas e agências dos Correios, até o dia 23.

As provas do Enem vão acontecer em dois domingos consecutivos: nos dias 3 e 10 de novembro. O calendário completo está disponível na página oficial: https://enem.inep.gov.br/.

As principais datas do Enem 2019

  • Inscrições: de 6 a 17 de maio
  • Dados cadastrais: em 17 de maio, termina o período para alteração de dados cadastrais, município de provas, opção de língua estrangeira
  • Solicitação de atendimento pelo nome social: de 20 a 24 de maio
  • Locais da prova: em outubro, em data a confirmar, divulgação do cartão de confirmação, com os locais de prova
  • Aplicação das provas: 3 e 10 de novembro
  • Publicação dos gabaritos e dos cadernos de questões: 13 de novembro.

No primeiro dia, em 3 de novembro, os candidatos farão provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias e redação. No segundo dia, 10 de novembro, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. Haverá um total de 180 questões e uma redação.

Os portões serão abertos às 12h e fechados impreterivelmente às 13h, do horário de Brasília. No primeiro dia, os candidatos têm até as 19h para resolver as questões. No segundo, a prova vai até as 18h30.

1º Enem do governo Bolsonaro

O Enem vem sendo objeto de polêmicas nos últimos meses. Em novembro de 2018, Jair Bolsonaro criticou uma questão da prova, que tratava de expressões linguísticas usadas por gays e travestis, e a associou com a chamada "ideologia de gênero".

O presidente disse que queria ver a prova antes de sua realização, contrariando a prática anterior, em que o presidente e o ministro da Educação não tinham acesso prévio ao conteúdo do exame.

Em março deste ano, o Inep criou uma comissão para avaliar o suposto teor ideológico das questões do exame de 2019.

Recentemente, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou que não haverá "questões ideológicas ou muito polêmicas" neste ano.

Houve também problemas com a falência da RR Donnelley, gráfica responsável pela impressão das provas do Enem desde 2009.

O Inep convocou nova gráfica, a seguinte na ordem de classificação da licitação realizada em 2016, e Weintraub disse que não existem riscos de adiamento ou cancelamento das provas.

Mudanças do Enem 2019

O Enem deste ano vai contar com um novo sistema de inscrição e será solicitada, de forma opcional, a inclusão de foto. Surdos, deficientes auditivos e surdos-cegos vão poder indicar, durante a inscrição, o uso do aparelho auditivo ou de implante coclear.

Lanches passarão a ser revistados no dia da aplicação da prova.

Na prova, os candidatos terão um espaço para fazer o rascunho da redação e de cálculos, que virá ao final no caderno de questões e poderá ser destacado.