Topo

Doria anuncia adesão de SP ao Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares

Doria anunciou em seu perfil no Twitter a adesão de SP ao Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares - 23.set.2019 - Guilherme Rodrigues/Myphoto Press/Estadão Conteúdo
Doria anunciou em seu perfil no Twitter a adesão de SP ao Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares Imagem: 23.set.2019 - Guilherme Rodrigues/Myphoto Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

04/10/2019 10h47

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou na manhã de hoje (04), em uma mensagem publicada em seu perfil no Twitter, que o Estado resolveu aderir ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, regulamentado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) no último mês.

Segundo Doria, a medida foi tomada após os esclarecimentos prestados pelo Ministério da Educação (MEC, na sigla) que haviam sido solicitados pela Secretaria de Educação de São Paulo.

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militar é uma iniciativa do Ministério da Educação, realizada em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão em questões educacionais, didático-pedagógicas e administrativas com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares.

Segundo o site da iniciativa, a proposta traçada pelo ministério pretende implantar 216 escolas com o modelo de gestão dividida em todo o país até 2023. Pelo projeto estipulado, os militares atuarão no apoio à gestão escolar e à gestão educacional, enquanto os professores e demais profissionais da educação seguirão responsáveis por questões didático-pedagógicas.

O Ministério da Defesa selecionará os participantes dentre os militares da reserva das Forças Armadas. Policiais e bombeiros militares também poderão atuar, mas sua participação será definida pelos respectivos governos estaduais e do Distrito Federal.