Topo

Cotado para o MEC nega alinhamento com Doria após apoio em eleição em 2016

O secretário estadual de Educação do Paraná, Renato Feder - Divulgação
O secretário estadual de Educação do Paraná, Renato Feder Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

23/06/2020 17h07

O secretário estadual de Educação do Paraná, Renato Feder, reuniu-se hoje com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por aproximadamente uma hora. Feder é um dos cotados para ocupar o lugar deixado por Abraham Weintraub como titular do Ministério da Educação.

Em entrevista para O Globo, ele, que também é empresário do ramo de tecnologia, afirmou que Bolsonaro é um " bom estadista" e disse não ter alinhamento com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), cuja campanha para prefeitura em 2016 teve financiamento de Feder.

Para o secretário, o seu histórico com o atual desafeto de Bolsonaro não vai atrapalhar a chance de entrar para o MEC. "Isso é uma coisa muito antiga. Não tenho nenhum alinhamento com o Doria, faz cinco anos (SIC) essa história."

Feder afirmou que Bolsonaro não deu um prazo a ele para a resposta, apenas "disse que vai analisar e que gostou da conversa", mas que há ainda outras pessoas com chance de entrar no governo.

"O presidente muito corretamente está fazendo a análise do que é melhor para o MEC e para nossos jovens. Imagino que ele vá querer conversar com outras pessoas e fazer a melhor escolha", disse o empresário na entrevista.

Segundo ele, Bolsonaro está preocupado principalmente com a retomada das aulas e com a manutenção do Fundeb (Fundo Nacional de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica). Feder disse que foi uma conversa "muito técnica".

"Ele falou também sobre como fazer para que o Brasil seja uma potência educacional. Sobre como a gente faz para se aproximar de países como Cingapura, Japão, Taiwan, Coreia do Sul", acrescentou.