Topo

Esse conteúdo é antigo

Ministro da Educação anuncia prova teórica do Revalida para dezembro

Milton Ribeiro anunciou a primeira fase do exame para 6 de dezembro - Isac Nóbrega/PR
Milton Ribeiro anunciou a primeira fase do exame para 6 de dezembro Imagem: Isac Nóbrega/PR

Do UOL, em São Paulo

01/09/2020 15h05

O Ministro da Educação, Milton Ribeiro, anunciou hoje a nova data da prova teórica do Revalida, que é o exame nacional de revalidação de diplomas médicos expedidos por instituições estrangeiras. Após ser adiada por conta da pandemia do novo coronavírus, a prova agora está marcada para o dia 6 de dezembro.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão do MEC (Ministério da Educação) responsável pelo Revalida, divulgou mais detalhes sobre a prova.

A primeira etapa do exame será dividida em duas partes, ambas aplicadas no mesmo dia. Pela manhã, os participantes devem resolver 100 questões objetivas, e pela tarde terão mais cinco questões discursivas.

A segunda etapa do Revalida é uma avaliação prática e conta com edital próprio, ainda a ser publicado junto com o cronograma completo do exame. As provas práticas só podem ser realizadas pelos participantes aprovados na prova teórica.

A novidade para essa edição do Revalida é que, em caso de reprovação na segunda fase, o candidato pode se inscrever novamente para esta fase numa próxima edição do exame, sem precisar fazer novamente a prova teórica.

A divulgação da data é motivo de alívio para milhares de candidatos que aguardam desde 2017 uma nova edição do exame. O Revalida foi realizado de 2011 a 2017, somando sete edições. Na última, teve 7.380 inscritos, dos quais 393 foram aprovados.