Topo

Esse conteúdo é antigo

Idosa que se formou em Direito aos 97 anos morre aos 103 em Ipatinga (MG)

Chames Rolim morreu aos 103 anos, de causas naturais; ela havia se formado em Direito aos 97 - Reprodução/Facebook
Chames Rolim morreu aos 103 anos, de causas naturais; ela havia se formado em Direito aos 97 Imagem: Reprodução/Facebook

Juliana Siqueira

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

13/04/2021 12h52Atualizada em 13/04/2021 15h12

A idosa Chames Rolim, de 103 anos, morreu na manhã de ontem, de causas naturais, em Ipatinga, Minas Gerais. Ela ganhou projeção nacional ao se formar em Direito aos 97 anos e se tornou exemplo para muitas pessoas de persistência e de como é possível lutar pelos sonhos a qualquer momento.

Em entrevista para o UOL em 2014, quando havia acabado de se formar na faculdade, Chames destacou que estava muito feliz e satisfeita com a vida. Ela perdeu o marido, José Maria Rolim, em 1997. Como ele a proibia de estudar, somente após a morte do companheiro, com quem se casou aos 17, ela voltou a investir em sua formação, aos 92 anos. Antes disso, a idosa trabalhou com o marido em uma farmácia da família por 63 anos. Ela também escrevia poesias e chegou a publicar livros.

Com o diploma em mãos, Chames foi logo colocar em prática tudo o que aprendeu no curso superior. Menos de um ano após se formar, ela participou de seu primeiro júri, ocasião em que ajudou a inocentar um homem que era acusado de ser o mandante do assassinato do pai.

"Sei que a minha idade não me dá muito prazo. Por isso, o que eu quero é ser útil a quem me procurar, compartilhar o conhecimento", disse ela ao UOL, na época da formatura.

A morte de Chames Rolim causou muita comoção e centenas de pessoas expressaram seus sentimentos nas redes sociais.

Samir Rolim, neto de Chames, lamentou a morte da avó no Facebook. "Vai com Deus Vó Chames! 103 anos de muita vida. Obrigado por todos os ensinamentos e por todo carinho e amor", declarou o neto.

"Ela nos deixa boas lembranças, grandes ensinamentos e diversas lições. Aprendi com ela que 'nunca é tarde para tornar os sonhos realidade'. É assim que dona Chames viveu: realizando sonhos, alegrando todos a sua volta e deixando sua marca de amor, fé e esperança", disse outro das homenagens nas redes sociais.

Chames Rolim teve dez filhos, além de netos e bisnetos. O velório dela foi realizado na manhã de hoje.