Topo

Sisu: Termina hoje matrícula dos selecionados em chamada única

Lucas Lacaz Ruiz/Estadão Conteúdo
Imagem: Lucas Lacaz Ruiz/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

16/08/2021 04h00Atualizada em 16/08/2021 15h45

Termina hoje (16) o período de matrícula para selecionados em chamada única no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) para o segundo semestre de 2021. Foram disponibilizadas 62.365 vagas em universidades e outras instituições de ensino superior.

O prazo para se inscrever para a lista de espera também acaba hoje. O resultado será liberado no dia 18, com a convocação para a matrícula a partir do dia 19.

Pode participar do Sisu quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e tenha tirado nota acima de zero na redação. A seleção é feita com base nas notas que o candidato tirou na prova, mas o método de escolha varia conforme o curso e a instituição. Isso porque os pesos das notas em cada matéria são diferentes, conforme a área de interesse.

Durante a inscrição, o candidato pode escolher até dois cursos superiores, com a possibilidade de alterar as opções até o encerramento das inscrições. Como a nota de corte de cada curso é atualizada diariamente, o estudante ainda não selecionado precisa ficar de olho no site do programa, para acompanhar as mudanças. Veja a resposta para mais dúvidas.

Qual o calendário do Sisu 2021/2?

  • Inscrições - 3 a 6 de agosto
  • Resultado chamada regular - 10 de agosto
  • Prazo para lista de espera - 10 a 16 de agosto
  • Matrícula chamada regular - 11 a 16 de agosto
  • Convocação de candidatos em lista de espera - a partir de 19 de agosto.

O Sisu tem cotas?

Sim. As vagas serão distribuídas de acordo com a chamada Lei de Cotas, nº 12.711/2012.

Como política de ações afirmativas, algumas instituições oferecem vagas reservadas. Outras adotam um bônus na nota do candidato.

Qual a nota de corte do Sisu?

A nota de corte é a menor nota para ficar entre os selecionados na modalidade que foi escolhida em um determinado curso. O cálculo é feito com base no número de vagas e no total de candidatos inscritos. Sendo assim, ela varia.

A nota de corte funciona apenas como uma referência para auxiliar o candidato a monitorar a inscrição. A partir do segundo dia, o Sisu calcula e divulga as notas de corte dos cursos todos os dias.

Como participar da lista de espera do Sisu?

Para entrar na lista de espera, a pessoa vai precisar acessar o boletim dela no Sisu e manifestar o interesse durante o prazo do cronograma. Aqueles que não foram selecionados em nenhuma das suas opções na chamada regular podem participar.

Porém, eles só podem escolher uma das opções de vagas definidas na fase de inscrição.

No caso da lista de espera, o candidato vai precisar acompanhar as convocações para a matrícula na instituição que tem a vaga escolhida.

No entanto, se a pessoa já foi selecionada em uma das opções, ela não poderá manifestar interesse em participar da lista de espera, mesmo que ela não tenha feito a matrícula.

Não fiz o último Enem. Posso me inscrever para o Sisu?

Não. Apenas os estudantes que participaram do Enem mais recente, tiveram nota maior do que zero na redação e não participaram como treineiro podem fazer a inscrição para o Sisu.

Como saber o resultado do Sisu?

O resultado pode ser visto no boletim do candidato, que está na página do Sisu, nas instituições que participam do programa e pela central de atendimento do Ministério da Educação, pelo telefone 0800-616161.

Posso pedir transferência do curso?

Depende. O processo de transferência de curso é regulamentado pelas instituições que fazem parte do programa. Sendo assim, o candidato precisa se informar na própria instituição sobre as regras e os procedimentos necessários.

Sou bolsista do Prouni. Posso me inscrever no Sisu?

Sim. Bolsistas do Prouni podem se inscrever no Sisu se tiverem feito o Enem 2020. No entanto, se eles forem selecionados pelo Sisu, eles vão precisar optar pela bolsa do Prouni ou pela vaga na instituição pública para a qual foram selecionados.

Isso acontece porque é proibido que o bolsista use uma bolsa do Prouni e esteja matriculado em outra instituição de ensino superior pública e gratuita ao mesmo tempo.

Tem mais de um Sisu por ano?

Sim. O Sisu tem dois processos seletivos por ano. Um deles acontece no início do primeiro semestre. O outro acontece no começo do segundo semestre.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado no texto, o resultado para a lista de espera será liberado no dia 18, com a convocação para a matrícula a partir do dia 19.