Mais de 280 mil se inscreveram no Enem em segunda chance para isentos
No total, 280.145 pessoas se inscreveram no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2021 no período entre 14 e 26 de setembro, quando os isentos que não compareceram ao Enem 2020 tiveram uma segunda chance de se inscrever.
As pessoas que se inscreveram nestes dias terão novamente direito a isenção de taxa e realizarão a prova nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022, mesmas datas da aplicação para pessoas privadas de liberdade.
A reabertura de inscrições para os isentos ausentes em 2020 foi determinada pelo STF (Supremo Tribunal Federal), que também derrubou a exigência de justificativa pela falta, após analisar uma ação movida pela Educafro e outras entidades ligadas à educação e partidos políticos.
Anteriormente, o edital do MEC (Ministério da Educação) previa que quem teve a isenção da taxa de inscrição em 2020 e faltou nos dias da prova só poderia ter novamente a gratuidade em 2021 se conseguisse justificar a ausência.
Por estes critérios, o medo de se contaminar com a covid-19 não era uma justificativa aceita. As provas foram aplicadas em janeiro e fevereiro deste ano, quando pouquíssimas pessoas haviam sido vacinadas e as taxas de contaminação e mortes eram altíssimas.
A edição passada do exame, principal porta de entrada para o ensino superior, teve 5,7 milhões de inscritos. Já a edição deste ano, mesmo após o novo período de inscrição, não chega a 3,5 milhões de candidatos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.