Topo

Fuvest começa com 114 mil inscritos e medicina como curso mais concorrido

Movimento de candidatos da Fuvest 2023 em local de prova na Barra Funda, em São Paulo.  - Giuliana Saringer
Movimento de candidatos da Fuvest 2023 em local de prova na Barra Funda, em São Paulo. Imagem: Giuliana Saringer

Do UOL, em São Paulo

04/12/2022 13h00

A primeira fase da Fuvest 2023, vestibular para ingresso na USP (Universidade de São Paulo), acontece neste domingo (4). Na prova de hoje, os candidatos vão precisar responder 90 questões de múltipla escolha de conhecimentos gerais.

O UOL ouviu candidatos na porta da Unip do bairro da Barra Funda, em São Paulo, onde os portões foram fechados às 13h. A prova tem duração de 5 horas.

A jovem aprendiz Giovana Lopes de Andrade, 19, estudou por conta própria para a prova. Ela se formou no início de 2021, um pouco depois do previsto por causa da pandemia, e não sabia que curso gostaria de seguir. Começou a trabalhar como jovem aprendiz na área de TI e afirma que se encontrou. Hoje presta a Fuvest para o curso de Ciência da Computação.

"Estou estranhamente calma, e um pouco nervosa ao mesmo tempo, tentando não pensar muito", afirma Giovana.

Terceira tentativa. A estudante Bruna Moura de Arruda está em sua terceira prova da Fuvest. Ela se forma em gestão de políticas públicas neste ano e busca agora uma vaga no curso de direito. "Pensei em fazer história, mas mudei minha visão. Direito combina com gestão e pode me abrir mais portas", afirma.

Ela espera uma prova difícil, e diz que uma vantagem da Fuvest é que o exame tem menos textos comparado a outros vestibulares.

 Bruna Moura de Arruda e Jonathan Alves Colin dos Santos, antes do início da prova da Fuvest  - Giuliana Saringer/UOL - Giuliana Saringer/UOL
Bruna Moura de Arruda e Jonathan Alves Colin dos Santos, antes do início da prova da Fuvest
Imagem: Giuliana Saringer/UOL

Expectativa. O estudante Jonathan Alves Colin dos Santos, 21, quer fazer Letras em 2023. Está é a segunda vez que tenta passar na USP.

"Acho que a prova vai estar mediana. Estudei em casa por conta própria e estou tranquilo, afirma Jonathan.

Acordando cedo. Os estudantes José Hércules, 18, e Vitor do Carmo, 18, são amigos e vieram de Caieiras para fazer a prova na Barra Funda. Para evitar atrasos, acordaram às 8h para pegar o trem às 9h40. Por volta das 10h30 já estavam no local de prova.

Vitor quer passar em medicina, o curso mais concorrido da Fuvest. "Termino a escola esse ano e estudei por conta própria em casa. Não fiz curso pago, fiz o que deu pra fazer com o material que tinha. Não dava para pagar um cursinho", diz.

Além de estudar, ele trabalha como operador de caixa, o que tornou a rotina mais corrida.

Amigos Vitor do Carmo e José Hércules acordaram às 8h para chegar com tranquilidade ao local da prova da Fuvest  - Giuliana Saringer - Giuliana Saringer
Amigos Vitor do Carmo e José Hércules acordaram às 8h para chegar com tranquilidade ao local da prova da Fuvest
Imagem: Giuliana Saringer

Quantos candidatos se inscreveram? São 114.432 inscritos para a Fuvest 2023. Os cursos de medicina em São Paulo, Ribeirão Preto e Bauru são os mais concorridos deste ano.

Acesse a concorrência completa do Vestibular 2023 da Fuvest

A USP oferece oferecerá 11.147 vagas, sendo 8.230 para seleção pelo vestibular da Fuvest e 2.917 vagas pelo Sisu.

Quando é a segunda fase? Os candidatos que forem aprovados na primeira fase voltam a fazer provas dos dias 8 e 9 de janeiro do ano que vem.

A segunda fase será dissertativa. A primeira prova terá dez questões de português e redação. Na segunda prova serão 12 questões sobre duas, três ou quatro disciplinas, dependendo da carreira que o candidato escolheu prestar o vestibular. Veja aqui o calendário completo.