Mechendo ou mexendo: qual o jeito certo de escrever a palavra?
Como o português é uma das línguas mais ricas do mundo, é comum se confundir na hora de escrever algumas palavras. Uma dúvida que pode pintar na hora de pegar uma caneta ou digitar é: a grafia é "mechendo" ou "mexendo?".
A maior causa dessa dúvida é por conta da homofonia entre o dígrafo ch e a consoante x em certas palavras, como nas palavras "chá" ou "xadrez".
No caso do verbo "mexer", ele é escrito com "x", assim como suas palavras derivadas, como é o caso de "mexendo".
Quando usar o x nas palavras?
De acordo com a norma gramatical brasileira, após o "me" inicial de uma palavra, devemos sempre utilizar o "x", não "ch". Entretanto, existe uma exceção: o substantivo "mecha".
Outra dica para saber se as palavras são escritas com "x" ou não envolve as de origem africana ou indígena, como "xará" ou "maxixe". Essa regra também se aplica para vocábulos vindo da língua inglesa que são originalmente escritos com sh, como a palavra "xerife", que no inglês se escreve Sheriff.
De resto, existem outras palavras escritas com "x", por conta de sua origem, como "praxe", derivada do latim praxis. Outro termo que pode ser usado é a palavra xá, que vem do persa xah — e diferente de chá. Enquanto chá com "ch" se refere a uma bebida, "xá" com "x" é um título de nobreza.
Uso do verbo mexer
A palavra "mexer" vem do latim "misceo" e pode ser aplicada em vários contextos:
- movimentar: Ela mexeu o sofá de lugar
- misturar: Dona Maria mexeu bem o feijão
- ter como ocupação: Márcio mexe com carros no trabalho
- balançar: Bruna mexeu o quadril na festa
- tocar com as mãos: A criança ficou mexendo com os brinquedos o tempo todo
- afetar: Ele ter começado a namorar mexeu comigo
Deixe seu comentário