Topo

Material para professores do Paraná diferencia 'mentalidade rica' e 'pobre'

Texto consta em material de apoio da disciplina de educação financeira - Reprodução
Texto consta em material de apoio da disciplina de educação financeira Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

10/02/2023 04h00

Um material de apoio aos professores da rede estadual do Paraná diferencia "mentalidade rica" e "pobre". O documento, segundo o UOL apurou, seria usado nas turmas do 6º ano —crianças com cerca de 11 anos— na disciplina de educação financeira.

Em um dos trechos, o documento diz que as pessoas de "mentalidade pobre não levam a sério nem a matemática básica". Já as de mentalidade rica "levam a sério o dinheiro". Para educadores ouvidos pela reportagem, o material leva as crianças a culparem seus pais pela pobreza.

O sindicato enxerga como violento esse material. A violência de classe, econômica, cultural, social é imensa. A responsabilização do pobre pela sua pobreza, ideologia sendo inculcada em crianças e adolescentes sem estruturas teóricas para enfrentar ou contrapor."
Walkiria Olegário Mazeto, presidente do sindicato dos professores do Paraná

Segundo Walkiria, a disciplina foi criada pela secretaria no ano passado —durante a gestão de Renato Feder, atual secretário da Educação do estado de São Paulo. O material em questão foi disponibilizado online, em formato semelhante a uma apresentação de slides.

A pasta do Paraná afirma que o conteúdo foi elaborado por um professor —ainda assim, foi aberto um procedimento interno para investigar como foi produzido e disponibilizado para toda a rede. Já o sindicato diz que foi comprado pela secretaria.

Após a entidade tornar público o material, o governo estadual o retirou do sistema dos professores. Ao UOL, a secretaria disse que o documento é "inadmissível" e que os educadores "têm autonomia para alterá-los ou não utilizá-los".

"O material não condiz com a visão da pasta sobre educação financeira. A ideia é educar financeiramente os alunos. Não rotulamos, julgamos ou dividimos as pessoas", informou a secretaria paranaense.