Topo

Sem agentes escolares, diretores acumulam até controle de entrada na escola

Estado conta com 24,5 mil agentes escolares e promete contratação de 7 mil Imagem: Divulgação/Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

Do UOL, em São Paulo

09/04/2023 04h00

Diretores de unidades de ensino estaduais de São Paulo ouvidos pelo UOL reclamam da falta de agentes escolares. Sem pessoal, eles afirmam que acumulam funções. A Secretaria Estadual da Educação diz que prepara novas contratações.

Como funciona

São 24,5 mil agentes escolares para mais de 5,3 mil escolas —isso significa cerca de 4,6 profissionais por colégio.

Relacionadas

O número ideal de agentes, no entanto, não é fixo por escola. Ele é calculado de acordo com a quantidade de turmas e turnos de cada escola, segundo resolução de 2017 do governo de São Paulo.

"Tenho mais de mil alunos e três agentes escolares. Precisaria de pelo menos seis profissionais. Hoje, por exemplo, precisei fazer a entrada dos alunos", conta um diretor.

Os agentes escolares são responsáveis pela entrada e saída de alunos, movimentação dos estudantes dentro da escola e apoiam também na organização de atividades.

O que dizem os servidores

O sindicato dos servidores da Educação afirma que, além de contratar novos agentes, o governo precisa investir em formação. "Não recebemos cursos nem de primeiros socorros", diz João Marcos Lima, presidente da Afuse.

Com a falta de profissionais, três diretores escolares —de diferentes cidades do Estado— disseram à reportagem que precisam acumular funções.

No dia em que a reportagem conversou com o diretor de uma escola na Grande São Paulo, nenhum dos três agentes estavam presentes —um havia tirado férias, outro foi afastado por questões de saúde e o terceiro, por problema pessoal. "Não tenho nenhum, então se algo sair da rotina, vamos ficar ainda mais sobrecarregados."

Nossa dificuldade hoje é a falta de funcionários nas escolas. Precisamos urgente de concurso público para fazer a escola funcionar com serviço de qualidade."
João Marcos de Lima, presidente da Afuse (Sindicato dos Funcionários e Servidores da Educação de São Paulo)

Quando você tem uma escola com quadro completo, adultos conversando, acompanhando os jovens, dando um sorriso, boa tarde, todo o clima escolar muda e vai impactar na situação de violência."
Diretora escolar

O que diz a secretaria

A Secretaria Estadual da Educação afirmou que tem um processo de contratação em andamento para mais de 7 mil agentes. Os novos profissionais terão um vínculo temporário —a secretaria não explicou o motivo de não serem fixos.

"Essas contratações estão ocorrendo pelas diretorias de ensino e após a escolha de vagas, os profissionais já assumem no dia seguinte", diz a secretaria.

Em relação aos diretores acumularem funções, a gestão Renato Feder afirmou que "mantém o diálogo aberto" com os profissionais e realiza estudos para adequação e novas contratações.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Sem agentes escolares, diretores acumulam até controle de entrada na escola - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Educação