Topo

Sem agentes escolares, diretores acumulam até controle de entrada na escola

Estado conta com 24,5 mil agentes escolares e promete contratação de 7 mil - Divulgação/Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Estado conta com 24,5 mil agentes escolares e promete contratação de 7 mil Imagem: Divulgação/Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

Do UOL, em São Paulo

09/04/2023 04h00

Diretores de unidades de ensino estaduais de São Paulo ouvidos pelo UOL reclamam da falta de agentes escolares. Sem pessoal, eles afirmam que acumulam funções. A Secretaria Estadual da Educação diz que prepara novas contratações.

Como funciona

São 24,5 mil agentes escolares para mais de 5,3 mil escolas —isso significa cerca de 4,6 profissionais por colégio.

O número ideal de agentes, no entanto, não é fixo por escola. Ele é calculado de acordo com a quantidade de turmas e turnos de cada escola, segundo resolução de 2017 do governo de São Paulo.

"Tenho mais de mil alunos e três agentes escolares. Precisaria de pelo menos seis profissionais. Hoje, por exemplo, precisei fazer a entrada dos alunos", conta um diretor.

Os agentes escolares são responsáveis pela entrada e saída de alunos, movimentação dos estudantes dentro da escola e apoiam também na organização de atividades.

O que dizem os servidores

O sindicato dos servidores da Educação afirma que, além de contratar novos agentes, o governo precisa investir em formação. "Não recebemos cursos nem de primeiros socorros", diz João Marcos Lima, presidente da Afuse.

Com a falta de profissionais, três diretores escolares —de diferentes cidades do Estado— disseram à reportagem que precisam acumular funções.

No dia em que a reportagem conversou com o diretor de uma escola na Grande São Paulo, nenhum dos três agentes estavam presentes —um havia tirado férias, outro foi afastado por questões de saúde e o terceiro, por problema pessoal. "Não tenho nenhum, então se algo sair da rotina, vamos ficar ainda mais sobrecarregados."

Nossa dificuldade hoje é a falta de funcionários nas escolas. Precisamos urgente de concurso público para fazer a escola funcionar com serviço de qualidade."
João Marcos de Lima, presidente da Afuse (Sindicato dos Funcionários e Servidores da Educação de São Paulo)

Quando você tem uma escola com quadro completo, adultos conversando, acompanhando os jovens, dando um sorriso, boa tarde, todo o clima escolar muda e vai impactar na situação de violência."
Diretora escolar

O que diz a secretaria

A Secretaria Estadual da Educação afirmou que tem um processo de contratação em andamento para mais de 7 mil agentes. Os novos profissionais terão um vínculo temporário —a secretaria não explicou o motivo de não serem fixos.

"Essas contratações estão ocorrendo pelas diretorias de ensino e após a escolha de vagas, os profissionais já assumem no dia seguinte", diz a secretaria.

Em relação aos diretores acumularem funções, a gestão Renato Feder afirmou que "mantém o diálogo aberto" com os profissionais e realiza estudos para adequação e novas contratações.