Conteúdo publicado há 6 meses

SP terá metrô, ônibus e trens gratuitos em dias de provas do Enem 2023

O governo de São Paulo determinou que haverá transporte gratuito nas linhas de metrô, CPTM, EMTU, ViaQuatro e Via Mobilidade nos dias de provas do Enem. As provas serão realizadas nos dias 5 e 12 de novembro e não haverá cobrança de passagens das 9h às 21h.

O que aconteceu

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, assinou nesta quinta-feira (2) o decreto que estabelece o transporte gratuito. O governo diz que medida tem como objetivo garantir o deslocamento dos estudantes que vão prestar o Enem, tanto para chegarem aos locais de prova como para retornarem para suas casas.

A gratuidade será concedida em todas as cidades atendidas pelo sistema estadual de transporte público. O governo diz que vai monitorar o fluxo de passageiros da EMTU e do metrô para avaliar a necessidade de reforço nos horários próximos ao início e encerramento das provas.

Na capital, a gratuidade no Metrô, CPTM e EMTU será coordenada com a liberação das viagens sem tarifa nos ônibus da SPTrans, também das 9h às 21h nos dois dias do Enem, conforme deliberação da Prefeitura de São Paulo.
Governo do Estado de São Paulo, em nota

Reclamações sobre local de prova

Desde a semana passada, candidatos têm reclamado da distância de suas casas até os lugares escolhidos para a aplicação da prova. O ministro da Educação, Camilo Santana, disse na terça-feira (31) que os custos extras para reaplicação do Enem 2023 para os prejudicados com o erro na definição do local da prova serão pagos pela empresa responsável pela aplicação do exame.

Camilo afirmou que os erros em relação aos locais de provas ocorreram por parte da empresa. O ministro disse que a vencedora da licitação para aplicar o Enem não havia trabalhado na prova ainda. A Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos) ganhou o processo iniciado no ano passado.

Deixe seu comentário

Só para assinantes