Temas da redação do Enem 2023: Confira 10 possíveis assuntos
Priscila Carvalho
Colaboração para o UOL
03/11/2023 19h38Atualizada em 05/11/2023 10h54
A ansiedade dos candidatos que enfrentarão o Enem 2023 neste domingo (5) atinge seu ápice especialmente quando se trata do possível tema da redação, tradicionalmente uma incógnita que surpreende a cada edição.
Para a redação do Enem 2023, a expectativa aumenta à medida que os temas em alta na sociedade e a avaliação de especialistas* são considerados. Com base nisso contexto, veja abaixo 10 possíveis para o tema da redação deste ano:
Relacionadas
Envelhecimento Populacional: Desafios e Acesso a Serviços
- O aumento significativo da população idosa no Brasil levanta questões cruciais sobre a capacidade do país em atender às demandas crescentes de saúde para esse grupo.
Impactos da Transição Energética: Desenvolvimento Sustentável e Pobreza Energética
- A necessidade de desenvolvimento energético no Brasil e os desafios ambientais associados, como escassez de recursos hídricos e deslizamentos, são temas que merecem reflexão.
Combate ao Trabalho Análogo à Escravidão: Marcas do Passado Colonial
- Em um contexto em que trabalhadores são resgatados em condições análogas à escravidão, questiona-se quando o país deixará para trás as heranças do passado colonial.
Inclusão de Pessoas no Espectro Autista e/ou TDAH: Avanços e Desafios
- Leis recentes demonstram a relevância desse tema na sociedade brasileira, podendo ser abordado sob a perspectiva dos efeitos da implementação de políticas de proteção.
Combate à Desinformação: Redes de Ódio e Cidadania Digital
- A oportunidade de discutir a cultura midiática, redes de ódio e a importância do combate à desinformação, com possíveis enfoques em temas como misoginia e violência nas escolas.
Assédio Moral e Violência Doméstica: Desafios para Erradicação
- A recorrência desses problemas no Brasil destaca a necessidade de debater caminhos para erradicar e mitigar essas questões, desafiando a normalização de condutas prejudiciais.
Desafios para o Combate à Violência de Gênero: Mudanças Necessárias
- O Brasil enfrenta desafios significativos na redução da violência contra pessoas trans, travestis e mulheres, levantando a necessidade de políticas específicas e mudanças na segurança pública.
Desafios para o Combate à Violência no Sistema Prisional Brasileiro: Ressocialização e Superpopulação Carcerária
- A violência dentro do sistema prisional brasileiro evidencia a necessidade de abordar a superpopulação carcerária e implementar projetos eficazes de ressocialização.
Capacitismo: Discriminação e Garantia de Direitos
- A Lei Brasileira de Inclusão estabelece direitos para pessoas com deficiência, mas a aplicação efetiva ainda é um desafio em uma sociedade focada em padrões estéticos.
Dificuldade de Atenção do Jovem na Escola: Efeitos Negativos das Plataformas Digitais
- O excesso de estímulos visuais das plataformas digitais e seus impactos negativos na atenção dos jovens em atividades educacionais desafiadoras.
No primeiro dia do exame, além da redação, os participantes também enfrentarão 90 questões objetivas de Linguagens e Ciências Humanas. O segundo dia de prova acontece no domingo seguinte (12).
(*) Fontes: Eva Albuquerque, professora de português do cursinho da Poli; e Luiz Carlos Dias, coordenador de redação do Colégio Etapa.