Segundo dia do Enem 2023: Pode levar mochila ou bolsa? Veja regras

O segundo dia de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) acontece em todo o Brasil neste domingo (12). O edital divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) não proíbe que os estudantes levem mochilas ou bolsas para o local de prova.

Contudo, é preciso se atentar às regras que são impostas pelos fiscais presentes em sala durante a realização da prova. É comum que os alunos sejam orientados a deixar seus pertences na parte da frente da sala, por exemplo. O procedimento realizado no final de semana passado deve ser repetido agora.

É necessário que a pessoa retire previamente da bolsa ou mochila os materiais essenciais para a realização da prova, como caneta, documento de identificação e o cartão de inscrição. Os alimentos também devem ser retirados neste momento.

Há casos em que os fiscais permitem que as bolsas e mochilas fiquem em posse do participante. O processo, porém, é basicamente o mesmo. Todos os itens devem ser retirados previamente e deixados em cima da mesa. A bolsa ou mochila precisa ficar fechada embaixo da mesa/cadeira e só poderá ser usada novamente após o fim da prova.

Celulares e itens eletrônicos

No caso de aparelhos telefônicos e outros objetos eletrônicos, o edital é bem claro sobre as orientações. Um envelope porta-objetos será entregue aos participantes para guardar a declaração de comparecimento impressa, o Cartão de Confirmação da Inscrição, o telefone celular e quaisquer outros equipamentos eletrônicos desligados, além de outros pertences não permitidos, como anotações.

Deixe seu comentário

Só para assinantes