Topo

Enem: MEC anuncia incentivo especial para estudantes que fizerem a prova

Arthur do Vale

Colaboração para o UOL

16/01/2024 16h37

Nesta terça-feira (16) o Ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou durante uma coletiva de imprensa para anunciar os resultados do Enem de 2023 que o Governo Federal concederá um benefício adicional aos estudantes do 3º ano do ensino médio que participarem do Enem no contexto do novo programa Pé-de-Meia.

O que aconteceu

Segundo o ministro, o Pé-de-Meia está previsto para ser sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda nesta terça-feira e propõe a criação de uma espécie de bolsa poupança, visando auxiliar estudantes de baixa renda na conclusão do Ensino Médio.

Vai ser uma forma de estimular o jovem regular do ensino médio que vai receber esse auxílio financeiro nos 3 anos do ensino médio, mas, no último ano, no 3º ano, ele vai receber um percentual, um valor para fazer a prova do Enem
Camilo Santana, ministro da Educação, em coletiva

Aproximadamente 50% dos estudantes que estavam finalizando o ensino médio em 2023 participaram da mais recente aplicação do exame, conforme informações fornecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Tem uma distorção muito grande entre os estados, uns com 80% de participação e outros com 40%. Quando a gente fala de educação pública, essa diferença é ainda maior, chega a ser de 80% em um estado e 29% em outro. Apenas 46,7% dos jovens da rede pública fizeram o exame, e nós precisamos dialogar com as redes para identificar os motivos disso

O ministro ainda ressaltou que, entre os inscritos, muitos não chegaram a realizar a prova. Dos 1,4 milhão de estudantes concluintes do ensino médio que se registraram para o exame, apenas 1 milhão efetivamente participaram: "Precisamos identificar os motivos em cada rede, em cada estado. E dialogar com as redes para identificar os motivos disso", declarou o ministro.

Ainda de acordo com Santana, a pasta planeja empregar os e-mails dos alunos inscritos no Enem para liderar uma ação que intensifique a divulgação do exame nas escolas públicas. O propósito dessa campanha é entender as motivações que levam os jovens a não se inscreverem ou a desistirem de realizar a prova.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Enem: MEC anuncia incentivo especial para estudantes que fizerem a prova - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Educação