Conteúdo publicado há 3 meses

Prouni 2024: inscrições serão abertas em 29/1; veja o edital

O edital do Prouni (Programa Universidade para Todos) para o primeiro semestre de 2024 foi publicado na noite desta quarta-feira (17) no DOU (Diário Oficial da União). Veja aqui.

O que aconteceu

Inscrições serão efetuadas em uma única etapa, por meio da página do Prouni. Os candidatos a bolsas em faculdades particulares podem se inscrever gratuitamente a partir de 29 de janeiro até 1º de fevereiro, às 23h59 (horário de Brasília).

Participante precisa ter cadastro no login único do governo federal e criar uma conta no gov.br. Caso já esteja cadastrado, basta realizar o login com o CPF e a senha.

Divulgação do resultado ocorrerá em duas chamadas. A primeira chamada está prevista para o dia 6 de fevereiro, enquanto a segunda está programada para o dia 27 do mesmo mês. A manifestação de interesse na lista de espera deve ser feita em 14 e 15 de março. O resultado da lista de espera está previsto para o dia 18 do mesmo mês.

Mais informações serão divulgadas ainda esta semana. Detalhes sobre a oferta de bolsas, por curso, turno, instituição e local de oferta, serão publicados na página do Prouni na próxima sexta-feira (19).

Requisitos para participar do Prouni. O candidato deve ter participado da edição de 2022 ou de 2023 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e ter, cumulativamente, obtido nota igual ou superior a 450 pontos na média das cinco provas, além de ter tirado nota acima de zero na prova de redação. O estudante também não pode ter participado na condição de treineiro.

Critério de renda. Para se candidatar a uma bolsa integral, a renda familiar bruta mensal per capita não pode exceder o valor de 1,5 salário mínimo. Para bolsa parcial, a renda familiar bruta mensal per capita deve ser inferior ao o valor de três salários mínimos.

Bolsas em universidades privadas. O Programa Universidade para Todos, criado em 2004 oferece bolsas de estudo em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições de educação superior privadas.

Mais vagas para direito e medicina. A medida do MEC (Ministério da Educação) atende a uma demanda das universidades privadas. Desde a mudança nas regras do programa, em 2022, elas eram obrigadas a descontar as vagas oferecidas no Prouni da quantidade geral de vagas da instituição. Com isso, ficavam com número menor de vagas para colocar à disposição no mercado.

Continua após a publicidade

*Com Estadão Conteúdo

Deixe seu comentário

Só para assinantes