De 'caçador' de cristãos a apóstolo decapitado: milagre converteu São Paulo

São Paulo, santo que dá nome à maior cidade do Brasil, tem duas datas de festas litúrgicas: uma hoje, dia 25 de janeiro, aniversário da capital paulista; e outra em 29 de junho, comemorada junto de São Pedro e parte das festas juninas.

Por que, então, Paulo tem duas festas?

A primeira delas, em 25 de janeiro, celebra a conversão do futuro São Paulo, episódio de grande importância para os cristãos.

Já o dia 29 de junho seria a data da morte do santo, que, de acordo com a tradição, teria ocorrido no ano 67 d.C., embora não exista confirmação do dia e ano exatos.

Paulo perseguia cristãos

Paulo, também conhecido como Saulo, teria nascido em Tarso, região do Império Romano que hoje pertence à Turquia. Assim como Jesus Cristo, ele era judeu, mas as semelhanças param por aí.

O futuro São Paulo pertencia a um grupo judaico conhecido como fariseus e isso gerou problemas para os primeiros seguidores de Jesus.

Jesus pregava uma espécie de reforma no judaísmo, digamos assim. Era uma religião muito presa a normatismos, moralismos e Jesus via que isso não libertava o homem, mas sim o aprisionava. E o judeu mais convicto, como Paulo, não aceita isso
Fábio Enrique de Souto, padre e professor da Universidade Católica de Brasília

Paulo perseguia cristãos porque não entendia, ainda, a messianidade de Jesus, que Jesus era o Messias esperado por Israel
Felipe Cosme Damião Sobrinho, padre e professor na faculdade de teologia da PUC-SP

Um fato foi fundamental para Paulo deixar a perseguição de lado. Em uma data entre os anos 33 e 36, Paulo viajava de Jerusalém a Damasco, atual capital da Síria, com o objetivo de prender cristãos.

Continua após a publicidade

Chegando ao destino, o futuro santo teria tido uma visão de uma luz tão brilhante que ficou cego por três dias. Paulo, então, ouviu Jesus lhe perguntando o motivo da perseguição e lhe instruindo a entrar na cidade. Um homem chamado Ananias se encontrou com Paulo, em Damasco e o fez voltar a ver.

A partir da experiência de Damasco e a conversão dele, vemos em Paulo a transformação da mentalidade, fazendo dele um corajoso pregador, fundamental para o estabelecimento do cristianismo primitivo
Felipe Cosme Damião Sobrinho

São Paulo divulgou Jesus fora da Palestina

A conversão de Paulo fez com que ele iniciasse uma série de pregações sobre Jesus. E o futuro santo era itinerante. Ele viajou muito, dentro e fora da região da Palestina.

Paulo é um grande missionário e leva a palavra às colônias romanas na Ásia Menor. É Paulo que se torna anunciador de Cristo para os não judeus, que eram chamados de pagãos. É ele que dilata o cristianismo para fora do judaísmo
Felipe Cosme Damião Sobrinho

Isso não passou despercebido às autoridades, Paulo, antes da conversão, perseguia as pessoas que faziam exatamente a função que ele, agora, exercia.

Continua após a publicidade

Na época, a religião era permitida desde que não interferisse na vida do Estado.

O cenário só iria se tornar a favor dos cristãos séculos mais tarde. Em 325, por meio do imperador Constantino, foi concedida liberdade de culto aos cristãos. Por fim, em 380, o imperador Teodósio fez do cristianismo a religião oficial do Império Romano.

Paulo teria sido morto em Roma por volta do ano 67, decapitado durante o reinado do imperador Nero.

Santo e a cidade de São Paulo

As viagens de Paulo e o papel do apóstolo como grande divulgador do cristianismo inspirariam, anos depois, os padres jesuítas que colonizaram o Brasil a partir de 1500.

Continua após a publicidade

Não é por acaso que a cidade de São Paulo tem este nome, já que foi fundada em 25 de janeiro, data atribuída à conversão do santo.

A escolha foi por causa do significado teológico. Hoje, para nós, a separação entre vida civil e religiosa é muito clara, mas naquela época as coisas se fundiam
Valéria Rocha Torres, doutora em ciências da religião pela PUC-SP, mestre em história pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas)

E os jesuítas montaram no Pátio do Colégio uma estrutura para catequizar os índigenas. E Paulo fez exatamente isso. Paulo foi o símbolo do processo catequético dos gentios
Valéria Rocha Torres

Oração de São Paulo

Ó glorioso São Paulo Apóstolo, que de perseguidor dos cristãos vos tornastes grande apóstolo, fazei que vivamos na fé e nos salvemos pela caridade que praticamos. Que possamos por vossa intercessão conhecer, amar a Deus e assim seguir melhor Jesus Cristo. Suscitai muitos Santos Apóstolos, concedei-nos por vossa ajuda a graça da conversão diária e a sermos defendidos de toda a cilada do inimigo. Concedei-nos especialmente (faça seu pedido), graça de que tanto precisamos. Amém!

*Texto publicado em 29/06/2021

Deixe seu comentário

Só para assinantes