Quem foi São Valentim? Conheça história e oração do santo dos namorados

Países da América do Norte, Europa e Ásia celebram, no dia 14 de fevereiro, o "Valentine's Day", ou Dia de São Valentim. A data comemora o que é conhecido no Brasil como Dia dos Namorados.

Mas, quem foi São Valentim? Existem algumas explicações para a origem da data, mas a mais conhecida é a de que São Valentim era um padre de Roma, na Itália, que foi condenado à pena de morte no século 3.

De acordo com a história, o imperador Claudio 2º baniu os casamentos naquele século por crer que homens casados eram soldados piores — devido à responsabilidade familiar.

Valentim, no entanto, teria defendido que o casamento fazia parte dos planos de Deus.

Sendo assim, o padre desobedeceu a lei e passou a celebrar cerimônias em segredo. Claudio 2º descobriu, Valentim foi preso e sentenciado à morte no ano 270.

Enquanto estava preso, porém, o padre se apaixonou e, no dia do cumprimento da sua sentença, enviou uma carta de amor à mulher assinando: "do seu Valentim".

A data passou a ser comemorada somente dois séculos depois do ocorrido, no século 5, quando o papa Gelásio implementou o Dia de São Valentim, classificando-o como o símbolo dos namorados — e afastando a ideia de uma celebração pagã.

Os outros personagens que também disputam o título de São Valentim são um bispo de uma cidade italiana chamada Terni e um mártir do norte da África. Não se sabe muita coisa sobre ambas as figuras.

Oração de São Valentim

São Valentim, que semeastes a bondade, o amor e a paz na Terra, sede meu guia espiritual. Ensinai-me a aceitar os defeitos e as falhas do meu companheiro e ajudai-o a reconhecer as minhas virtudes e vocações. Vós, que compreendeis os que se amam e desejam ver a união abençoada por Cristo, sede nosso advogado, nosso protetor e nosso abençoador. Em nome de Jesus! Amém!

Continua após a publicidade

*Texto publicado originalmente em 14/02/2023

Deixe seu comentário

Só para assinantes