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Iria bem nessa prova? Brasil afundou em teste internacional de criatividade

Imagem de uma das questões de avaliação do Pisa Imagem: Pisa/OCDE

Do UOL, em São Paulo

20/06/2024 07h39

Os jovens do Brasil não são criativos. Pelo menos é o que indica um levantamento com estudantes de 15 anos feito pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e divulgado na terça-feira (18). Em um ranking com 56 países, o Brasil ficou na 44ª posição.

O que aconteceu

Os resultados são do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, na tradução do inglês). Nesta edição, os testes incluíram pela primeira vez uma avaliação da criatividade dos estudantes para resolver problemas científicos e sociais.

Singapura foi o primeiro colocado, com pontuação média de 41 pontos. O Brasil ficou em 44º lugar, com 23 pontos, atrás de vizinhos da América do Sul, como Chile, Peru e Colômbia. A Albânia foi a última colocada, com 13 pontos.

O pensamento criativo é a competência de encontrar soluções originais, segundo a organização. Essa capacidade pode ser desenvolvida com a prática. A habilidade ajuda alunos a terem bom desempenho em outras disciplinas, como ciência e matemática.

Propor ideias diferentes para um mesmo problema foi um dos principais critérios de avaliação. A originalidade também foi levada em conta, para entender até onde os alunos conseguiam "pensar fora da caixa", além de sugerir melhorias para as ideias já indicadas nos exercícios.

Tente responder 4 questões da prova

Dê três títulos (os mais diferentes possíveis) para a imagem abaixo:

Questão pedia três títulos diferentes para uma imagem Imagem: Divulgação

Abaixo, estão as respostas com baixa originalidade, ou aquelas que não conseguiram gerar ideias diversas. Por isso, não receberam pontuação:

  • O grande livro;
  • O livro gigante;
  • O grande livro em um campo.

Já esses receberam pontuação total, porque as ideias correspondem a elementos diferentes da imagem:

  • A árvore solitária;
  • A história perfeita;
  • A trilha escrita.

Proponha ideias para que cadeirantes possam acessar livros, pensando que já existe a sugestão de se construir rampas:

Questão pedia soluções criativas para problema em biblioteca Imagem: Divulgação

Propostas desenvolvidas usando apenas uma ideia foram consideradas pouco criativas. Foi o caso de sugerir a contratação de pessoas para ajudar na biblioteca.

Já alunos que sugerirem ideias de intervenção diferentes se saíram melhor. Foi o caso de propor, por exemplo, não só a contratação de ajudantes, mas modificações físicas no prédio e o uso de recursos tecnológicos —para fornecer o serviço de entregas, por exemplo.

Crie uma história original para o livro abaixo:

Alunos deveriam criar história a partir de número Imagem: Divulgação

Segundo os avaliadores, histórias de pouca criatividade ligariam o número da capa a narrativas futuristas ou ligariam o número a pessoas, objetos ou lugares.

Enquanto histórias criativas abordariam a combinação como um código para desbloquear dispositivos, por exemplo.

Crie um diálogo para a tirinha abaixo. Não gaste mais do que cinco minutos nessa tarefa:

Questão pedia diálogo entre a Terra e o Sol Imagem: Divulgação

Ideias comuns focariam em temas como calor, temperatura e clima. Um exemplo é o diálogo abaixo:

-- Como você está se sentindo?
-- Estou quente, e isso só está piorando.
-- Eu também estou ficando mais quente.
-- Isso não é bom.
-- Não, não é.
-- Boa sorte.

Segundo a avaliação, respostas criativas abordariam temas sobre a capacidade da Terra de ser habitável, aspectos físicos dos astros e até mesmo namoro e amizade. Veja um exemplo abaixo:

-- Terra, você se casaria comigo?
-- Quê?!
-- Nós estamos juntos desde sempre.
-- Mas isso é só por causa da gravidade.
-- Mas eu te amo.
-- Desculpe, cara. É só a gravidade.

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