Notas de 44 faculdades de SP ficam abaixo do esperado, aponta IGC
O IGC (Índice Geral dos Cursos Avaliados da Instituição), divulgado nesta quinta-feira (18) pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), mostrou que 44 faculdades de São Paulo tiveram desempenho abaixo do esperado pela segunda vez, em 2013.
O índice mostra a média dos conceitos dos cursos de graduação e pós-graduação das instituições de ensino no triênio, com base no desempenho dos estudantes do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e notas da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).
O número representa cerca de 10% das faculdades avaliadas - 435. As instituições poderão sofrer um processo de revisão ou ainda serem punidas, sendo impedidas de abrir novas vagas em cursos.
Já entre as universidades paulistas, as médias registradas em 2012 se mantiveram - nenhuma teve nota abaixo de 3, ou seja, tiveram desempenho suficiente. A única instituição a melhorar foi a Universidade do Oeste Paulista, em Presidente Prudente, que subiu o IGC de 3 para 4.
As instituições melhores avaliadas no Estado, com nota 5, foram as seguintes: UFABC (Universidade Federal do ABC), Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). A USP (Universidade de São Paulo) não entra na avaliação, já que, até 2012, não participava do Enade.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.