Topo

Chalita critica atual secretaria estadual de educação ao assumir

15.jan.2014 - O secretário Gabriel Chalita na posse como titular da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo - Nilton Fukuda/Estadão Conteúdo
15.jan.2014 - O secretário Gabriel Chalita na posse como titular da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo Imagem: Nilton Fukuda/Estadão Conteúdo

15/01/2015 12h58

São Paulo - Ao assumir o cargo de secretário municipal da Educação em São Paulo, o deputado federal Gabriel Chalita (PMDB) disse lamentar que o governo estadual tenha abandonado políticas que, para ele, levavam a melhorias na Educação.

Chalita agradeceu ao governador Geraldo Alckmin (PSDB), de quem foi secretário também na pasta de Educação entre 2003 e 2007, afirmando ter convicção de ter feito um grande trabalho, mas, pouco depois, criticou a atual gestão da área.

"Lamento muito ao ver o que fizeram na rede estadual com programas que vinham melhorando a educação no nosso Estado", afirmou, destacando que não pretende deixar isso acontecer no município.

Chalita, que passou também por PDT, PSB e PSDB, agradeceu, no discurso, ao governador falecido Franco Montoro, também tucano.

O novo secretário disse que pretende enfrentar os entraves burocráticos para assumir a secretaria municipal, de forma a diminuir o "fosso vergonhoso" da educação que gera diferentes oportunidades para pessoas de diferentes condições sociais. Destacou o papel dos professores, a quem chamou para trabalhar com ele na gestão da secretaria.

Em seu discurso, Chalita agradeceu o convite de Haddad, dizendo ser uma "honra" ser seu secretário. Ele falou de discussões que teve com o petista quando ele era ministro da Educação. "O senhor marcou a história do Ministério da Educação", disse ao prefeito.