Enem

MEC orienta mulheres que relataram violência em redação do Enem a denunciar

Em Brasília

Das mulheres que escreveram a redação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) no ano passado, 55 deram "depoimentos contundentes" sobre o tema violência contra a mulher - seja como vítimas ou como testemunhas. O Ministério da Educação vai publicar, em seu portal, orientações para que elas tomem iniciativa de procurar o Ligue 180, da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres.

"Como temos o compromisso do sigilo, queremos evitar o contato direto com as mulheres que relataram preocupantes situações de estupro e violência, principalmente porque o agressor pode ser uma pessoa muito próxima", disse o ministro, Aloizio Mercadante. "Por isso, as recomendações serão divulgadas publicamente".

Segundo ele, o tema foi importante não só por levar mais de 5,8 milhões de participantes a refletirem sobre a violência contra a mulher, mas para reforçar o combate a essa prática - que, só no ano passado, resultou em 634.862 denúncias ao Ligue 180.

Apenas 104 candidatos obtiveram nota máxima - 1.000 - no texto, enquanto 53 mil receberam zero (não incluídos os que não compareceram ao segundo dia de provas ou, por algum motivo, como falta de tempo, não elaboraram a redação).

Houve uma maior concentração de candidatos na faixa de nota entre 501 e 600 pontos, um desempenho considerado "satisfatório".

Sisu

Até as 16 horas desta segunda-feira, 11, primeiro dia de inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), 974.151 pessoas haviam se inscrito para concorrer às 228.071 vagas disponíveis em 131 instituições. De 2014 para 2015, houve um crescimento de 12,3% em relação ao número de cursos incluídos na plataforma. O porcentual é de 379% quando comparado a 2010, ano de lançamento do Sisu.

A estimativa é que as inscrições alcancem 1 milhão até o fim desta segunda-feira. Segundo o MEC, está sendo registrada uma média de 100 mil acessos por minuto.

O prazo final de aplicação no Sisu é quinta-feira. Candidatos que não zeraram a redação podem escolher até duas alternativas de vagas. A partir de terça, 12, as notas de corte serão calculadas e divulgadas sempre ao fim de cada dia, podendo o aluno alterar suas opções quantas vezes quiser. O resultado sai no dia 18.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos