Topo

Professora usa xadrez para estimular hábito de leitura em escola

Professora misturou literatura com o jogo de xadrez; alunos aprovaram a iniciativa - Rene Moreira/Estadão Conteúdo
Professora misturou literatura com o jogo de xadrez; alunos aprovaram a iniciativa Imagem: Rene Moreira/Estadão Conteúdo

Rene Moreira

Em Franca (SP)

05/07/2017 13h13

Uma professora de Araçatuba, no interior paulista, provou que é possível usar a criatividade para despertar nos alunos o interesse pela leitura. Ana Lúcia Lopes Viana é professora de Língua Portuguesa e trabalha na sala de Leitura da Escola Estadual Altina Moraes Sampaio, que oferece o ensino em período integral.

Ela conta, porém, que vinha se sentindo incomodada com a baixa presença no local e, além disso, a maior parte dos frequentadores não ia à sala para ler, mas para disputar jogos de tabuleiro. Foi então que teve a ideia de inserir a literatura ao lado dos jogos de xadrez.

A escola tem mais de 220 alunos dos ensinos fundamental e médio e o Xadrez Literário acabou sendo um sucesso. Para isso, a professora misturou na disputa do jogo roteiros de livros como "O Diabo dos Números", "Alice no País das Maravilhas" e "Alice Através do Espelho".

O jogo de xadrez aparece nos livros usados na atividade criada pela professora - Rene Moreira/Estadão Conteúdo - Rene Moreira/Estadão Conteúdo
O jogo de xadrez aparece nos livros usados na atividade criada pela professora
Imagem: Rene Moreira/Estadão Conteúdo

O trabalho começou em 2015 e a gincana realizada neste ano sobre o tema foi um sucesso, contando ainda com a participação de ex-alunos e funcionários do colégio. "A leitura acabou sendo uma aliada na vida e nas jogadas de enxadristas", contou a professora à reportagem.

A ideia consistiu em elaborar um jogo de RPG (Role Playing Game) com pistas que levam os alunos aos capítulos de livros para desvendar o enigma final e vencer a partida. Foram seis meses apenas para montar o projeto, que teve o apoio ainda de ex-alunos que são campeões de xadrez. "O resultado foi muito satisfatório e o interesse pelos livros cresceu", diz a professora, que está no magistério há 16 anos e viu aumentar o público na Sala de Leitura.

Além disso, se antes os alunos iam apenas para jogar e ler livros específicos e de sucesso, como as sagas "Harry Potter" ou "Game of Thrones", hoje muitos já voltam suas atenções também para obras literárias importantes para a educação. "Acho que assim o ensino não fica tão pesado e isso ajuda nessa descoberta da literatura", afirmou.

Hoje a gente trabalha até a interpretação de texto usando o jogo de xadrez, isso é muito importante

Ana Lúcia Lopes Viana, professora

Davi Queiroz, de 16 anos, um dos alunos envolvidos no projeto, explica como funciona o jogo. "Cada pista indica a classe de um jogador: peão, cavalo, bispo ou rei/rainha. A partir daí, os competidores jogam.

Pistas foram espalhadas pela escola usando códigos de barras e roteadores de internet instalados na sala de leitura e no pátio. Isso para os alunos codificarem as dicas com a câmera do celular e se darem bem nas partidas. "Existe uma temática, um jogo dentro da literatura", afirma a docente.

As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".

A atividade promovida na escola pela professora que envolve xadrez e literatura é uma verdadeira gincana - Rene Moreira/Estadão Conteúdo - Rene Moreira/Estadão Conteúdo
A atividade promovida pela professora que envolve xadrez e literatura é uma gincana
Imagem: Rene Moreira/Estadão Conteúdo