Artes - Arte performática
Valéria Peixoto de Alencar
Arte performática
Objetivos
1. Desenvolver a atenção em relação ao espaço cênico.
2. Trabalhar a expressão corporal.
Comentário
Trabalhar a expressão corporal é muito importante no processo de formação - e os jogos teatrais utilizados para o desenvolvimento expressivo também auxiliam na concentração e atenção.
Material
Três textos: Happening, performance e body art - Artes visuais ultrapassam os suportes clássicos, Arte contemporânea - Como entender o seu sentido? e Abstracionismo - rompendo com a arte acadêmica.
Estratégias
1. Leitura e interpretação dos textos.
2. Pesquisa sobre performance e happening.
3. Observação de obras de arte que utilizem a performance como parte do processo.
4. Jogos teatrais.
Atividades
A performance pode estar relacionada à produção de um desenho ou de uma pintura (como no caso de Jackson Pollock, por exemplo); ou, ainda, de uma cena - feita individualmente ou em um grupo - a partir de um tema.
Sugestão: leia em voz alta para a classe a crítica feita por Monteiro Lobato sobre a exposição de Anita Malfatti: Paranóia ou mistificação? - A propósito da exposição Malfatti. Depois, divida a classe em grupos de três e peça que eles elaborem uma cena, de um minuto, sobre o que foi narrado. Isso pode ser feito com histórias, notícias de jornal ou qualquer tipo de texto. A cena não precisa ser a síntese da narrativa, mas um trecho ou uma situação. Deixe que a criatividade dos alunos se expresse livremente.
Sugestão bibliográfica
SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. 4ª ed. São Paulo, Perspectiva, 2000.