Artes - Vamos fazer um parangolé?
Valéria Peixoto de Alencar
Vamos fazer um parangolé?
Objetivo
- Conhecer o trabalho de Hélio Oiticica.
- Produzir uma obra no estilo dos parangolés.
Comentários
Hélio Oiticica é um dos mais importantes artistas brasileiros. Ele criou, na década de 1960, o parangolé, uma espécie de capa cujas cores e texturas só conseguimos ver quando a pessoa que a veste se movimenta. Nessa aula, além de fazer com que os alunos tenham contato com as obras de Oiticica, também propomos a confecção de um parangolé.
Material
O texto sobre Hélio Oiticica, bem como sua biografia podem ser utilizados como ponto de partida para o estudo.
Outros textos sobre arte contemporânea, publicados no UOL Educação, também podem servir para comparações e análises.
- Para o parangolé:
- Retalhos de tecidos (de diversos tamanhos, cores e texturas).
- Retalhos de outros materiais maleáveis: plástico, EVA, borracha...
- Linha, cola de tecido, fita adesiva dupla face.
Estratégia
- Leitura e interpretação dos textos.
- Leitura das imagens que estão nos textos e de outras que o professor pesquisar, especialmente de parangolés.
Atividade
1. Os alunos, em grupos, produzirão um parangolé, utilizando os materiais disponíveis.
2. Apresentação e discussão dos trabalhos.
Sugestões
Estimule os alunos a interagir com diferentes materiais. Proponha, por exemplo, uma relação entre parangolé e música.
Se a aula for realizada com mais de uma turma, proponha uma apresentação para a escola.
Lembre-se: a intenção de Oiticica era de que os parangolés interagissem com o público. Assim, oriente os alunos para que tomem esse cuidado na exibição dos trabalhos.