Arte/UOL
Pela primeira vez na história, acontece o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) digital. É uma versão do exame impresso, mas feita em computador. O UOL corrige a prova, em parceria com o Objetivo.
Por questões de segurança, não é possível fazer o Enem digital a partir de um computador próprio, em casa. Os candidatos devem se deslocar até os locais de aplicação do exame.
Devido à pandemia do coronavírus, é obrigatório o uso de máscara durante toda a prova.
Cerca de 93 mil candidatos devem participar do exame em 104 cidades espalhadas pelo país.
No Amazonas, onde o Enem digital seria aplicado para 2.896 candidatos, as provas foram suspensas em razão da pandemia no estado. A previsão é que estes candidatos participem da reaplicação do Enem, marcada para os dias 23 e 24 de fevereiro.
Neste primeiro domingo, os participantes do Enem digital farão as provas de ciências humanas, linguagens e a redação. No dia 7 de fevereiro, é a vez de matemática e ciências da natureza. No Enem digital, é corrigida apenas as questões de inglês, não as de espanhol.
Nos dois dias, os portões dos locais de prova serão abertos às 11h30 e fechados às 13h, sempre de acordo com o horário de Brasília. As provas terão início às 13h30 e terminam às 19h.
Por se tratar de uma aplicação piloto, os candidatos responderão às questões de múltipla escolha no computador, mas ainda farão a prova de redação no papel.
Quem tiver problemas no dia da avaliação por doenças infectocontagiosas, poderá se inscrever para a reaplicação.
É preciso avisar um dia antes e comprovar a doença ou acidente, inserindo um documento na Página do Participante, dentro do site do Enem.
Se o diagnóstico da doença ou o problema ocorrer no próprio dia da prova, o candidato deverá ligar no 0800-616161 para agilizar a análise do Inep e conseguir fazer a reaplicação.
Horários das provas impressa e digital (horário de Brasília):