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Compromissos originais

Lucila Cano

10/01/2014 21h04

Um carro, uma árvore. Cinco toalhas, uma árvore. Uma informação, uma árvore. Um gol, uma árvore. As possibilidades de troca podem ser muitas e fazer bem para nossas florestas (Por que não para as áreas urbanas também, onde jardins deram lugar a praças de concreto?).

A proposta de plantio de árvores em troca da aquisição de bens e serviços, além de outras variáveis, não é recente, mas parece florescer no Brasil atual.

Desde maio de 2013 alguns deputados e vereadores propõem que cada concessionária plante uma árvore por carro zero vendido. O modelo é basicamente este, a partir da premissa de que os veículos são grandes poluentes. Manaus saiu na frente. Depois foi a vez do Ceará e, no final do ano, de Mato Grosso. 

Desconheço a fonte de inspiração de nossos representantes, mas isso não importa, porque a ideia é boa. Precisaria ser aperfeiçoada e multiplicada. Eu, por exemplo, ampliaria a corresponsabilidade do plantio com os fabricantes, se é que algum deles já não esteja fazendo isso. 

Modos de plantar

Em 2006, o órgão de preservação ambiental da ONU lançou a campanha "Plant for the Planet", com o objetivo de plantar um bilhão de árvores em áreas degradadas do planeta. De maneira original, a rede de hotéis Accor aderiu ao "Plant for the Planet" em 2008, comprometendo-se com o plantio de árvores em áreas específicas em que atua.

No Brasil, o plantio é realizado às margens do Rio São Francisco, na região da Serra da Canastra (MG) e, ao final de 2012, a Accor já havia financiado mais de 400 mil mudas na região. Os hóspedes apoiam o projeto com a reutilização de toalhas. Em casa, ninguém põe a toalha de banho para lavar todo dia. Se os hóspedes optarem pela reutilização nos hotéis, há uma economia de água e de energia no processo de lavagem. Os colaboradores ajudam a divulgar a campanha e, a cada cinco toalhas reutilizadas, o valor economizado é revertido em uma árvore. A exemplo da iniciativa no Brasil, a Accor já estende o Plant for the Planet para 13 países, somando mais de 3 milhões de árvores plantadas em todo o mundo até 2012.

A campanha da ONG The Nature Conservancy (TNC) para o plantio de um bilhão de árvores na Mata Atlântica também conta com adesão expressiva.

Para comemorar os 110 anos da empresa, a Harley-Davidson uniu-se à TNC na campanha Renew the Ride (Renove o Passeio, em tradução livre) para ajudar a plantar 110 mil árvores na Mata Atlântica. O título inicial desta coluna refere-se a uma frase de M.Sanjayan, cientista-chefe da TNC, por ocasião da parceria com a fabricante de motos: “A fim de responder aos desafios de conservação ambiental, precisamos de compromissos mais originais, como esse”.

Gol de placa

No Espírito Santo, campanha da TNC se faz presente com o Consórcio Guandu, que reúne proprietários de terras em torno de um projeto de restauração realizado com doação da Alcoa Foundation. O objetivo é plantar 301 mil árvores. Em consonância, há o programa Reflorestar, do governo do estado, para incremento da vegetação em 30 mil hectares até o final de 2015.

O Ecosia, site de busca alemão, foi divulgado entre nós nos primeiros dias de janeiro. Parceiro da TNC, doa 80% de sua receita com publicidade para a campanha de reflorestamento da Mata Atlântica, ou seja, a cada busca, uma árvore (www.ecosia.org).

Em 2013, dois jogadores da Liga Norte-Americana de Hockey propuseram trocar gols pelo plantio de árvores, em apoio à campanha da TNC. Suas torcidas encamparam a ideia e aumentaram a oferta: 50 árvores por gol.

Com a Copa batendo à nossa porta, fica a sugestão para jogadores, torcidas e patrocinadores. Aos nossos deputados e vereadores, um lembrete: Em um país de 26 estados, um distrito federal e, por enquanto, 5.570 municípios, o reflorestamento é mais do que um desejo para todos nós. Somemos a isso os números divulgados pela Fenabrave neste início de janeiro: 3,57 milhões de veículos emplacados em 2013. Já é uma boa quantidade de árvores para começar.

 * Homenagem a Engel Paschoal (7/11/1945 a 31/3/2010), jornalista e escritor, criador desta coluna.