Guerra Fria (1): Afinal, quem venceu a Guerra Fria?

Por Túlio Vilela, Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação

Quais foram os principais aliados dos Estados Unidos durante a Guerra Fria?

Basicamente foram os países da Europa Ocidental, dentre os quais aqueles que foram beneficiados pelo Plano Marshall, o plano de ajuda econômica proposto pelo general George Marshall, então secretário de Estado norte-americano, para a reconstrução desses países após o término da Segunda Guerra. Entre esses países, podemos destacar o Reino Unido, a França e a Alemanha Ocidental, a Bélgica e a Holanda. Os Estados Unidos e esses países firmaram em 1949 uma aliança político-militar, a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).



E quais foram os principais aliados da União Soviética?

Foram basicamente os países da Europa Oriental que estiveram sob a ocupação nazista durante a Segunda Guerra e que tiveram as forças nazistas expulsas pela chegada do exército soviético. Em 1955, a União Soviética criou uma organização militar para a defesa dos países socialistas. Faziam parte dessa organização a Alemanha Oriental, a Polônia, a Tchecoslováquia, a Hungria, a Romênia, a Bulgária e a Albânia.



E a Iugoslávia? Ela não era um país socialista?

A Iugoslávia foi o único país socialista do leste europeu a se recusar a fazer parte do Pacto de Varsóvia. Isso se devia ao fato de a Iugoslávia ter sido o único desses países a não se tornar fantoche da União Soviética: na Iugoslávia, os nazistas foram expulsos pela própria resistência iugoslava, e quem implantou o socialismo nesse país foi o Marechal Tito, principal líder dessa resistência, que governou o país durante décadas.



O que significa "Terceiro Mundo"?

A expressão "Terceiro Mundo" surgiu na Conferência de Bandung, na Indonésia, em 1955. Os 29 países que participaram dessa conferência eram, em sua maioria, africanos e asiáticos. Eles deram a si próprios o nome de "Terceiro Mundo", queriam dizer que queriam defender os seus próprios interesses, preferindo permanecer neutros na Guerra Fria. Ou seja, não queriam estar alinhados nem com o Primeiro Mundo (o bloco liderado pelos Estados Unidos) e nem com o Segundo Mundo (o bloco liderado pela União Soviética). Os principais líderes do Terceiro Mundo eram Nehru, da Índia, Nasser, do Egito, e o marechal Tito, da Iugoslávia. Com o passar do tempo, a expressão "Terceiro Mundo" ganhou um novo sentido, o de conjunto dos países pobres e em desenvolvimento.
 

O que foi o Muro de Berlim?

Como sabemos, soviéticos, norte-americanos, ingleses e franceses (no caso, a resistência francesa liderada pelo general De Gaulle, que era contra a ocupação nazista) foram aliados contra a Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. No final da guerra, a Alemanha foi ocupada pelos Aliados. O lado ocidental foi ocupado pelos exércitos inglês, francês e norte-americano. O lado oriental foi ocupado pelo exército soviético. O nazismo deixou de existir nos dois lados da Alemanha, mas o país foi dividido em dois: a Alemanha Ocidental, capitalista, e a Alemanha Oriental, onde foi implantado o socialismo. A capital alemã Berlim também foi dividida em Berlim ocidental e Berlim oriental. A união Soviética ordenou a construção de um muro - o Muro do Berlim - separando as duas partes de Berlim, alegando que milhares de alemães orientais fugiam para o lado ocidental, ao mesmo tempo que moedas e mercadorias contrabandeadas faziam o caminho inverso. Famílias foram separadas e o muro de Berlim, apelidado de "muro da vergonha" tornou-se o símbolo da Guerra Fria.



Como conviviam as duas Alemanhas?

As duas Alemanhas tiveram desenvolvimento, mas a Alemanha Ocidental conheceu um desenvolvimento bem maior que a Alemanha Oriental, o padrão de vida dos alemães ocidentais era muito mais confortável que o dos alemães orientais. Além disso, apesar do muro, milhares de alemães orientais continuaram tentando fugir para a Alemanha ocidental, arriscando suas próprias vidas (os guardas do lado oriental podiam disparar nas pessoas que tentavam fugir). A situação ficou insustentável e o governo da Alemanha oriental iniciou uma série de reformas. Em 9 de novembro de 1989, o muro foi derrubado por alemães dos dois lados. Depois da queda do muro, os governos das duas Alemanhas começaram as negociações para reunificar o país, ou seja, para os dois países voltarem a ser uma só Alemanha, capitalista e democrática. Isso ocorreu em 3 de outubro do mesmo ano.



Quem venceu a Guerra Fria?

Antes mesmo da sua extinção, a União Soviética não conseguiu vencer a concorrência com os Estados Unidos. Uma das principais razões para essa derrota foi o fato de que para competir com os Estados Unidos, a união Soviética gastava grande parte do seu orçamento com gastos militares enquanto faltava dinheiro em outras áreas. Os Estados Unidos tinham grandes empresas particulares que competiam entre si, investindo na qualidade de seus produtos, especialmente bens de consumo (automóveis, eletrodomésticos...). A União Soviética tinha empresas estatais (pertenciam ao Estado), onde o emprego dos trabalhadores estava garantido, mas que pela falta de competição não investiam na qualidade dos seus produtos. Além disso, a União Soviética priorizava as indústrias de base (matérias-primas, equipamento para fábricas...) e não a produção de bens de consumo.



Então, o capitalismo venceu?

Muitos analistas acreditam que a vitória do capitalismo não pode ser entendida como uma derrota definitiva do socialismo. Para esses analistas, o que acabou foi o tipo de socialismo implantado na União Soviética e no leste europeu, que seria, na verdade, um "capitalismo de Estado", uma distorção dos ideais socialistas.



Por Túlio Vilela, Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação formado em história pela USP, é professor da rede pública do estado de São Paulo e um dos autores do livro Como Usar as Histórias em Quadrinhos na Sala de Aula (Editora Contexto).



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos