Topo

Lula diz que instalação de escolas técnicas em todo país veio de sua experiência de vida

Yara Aquino<br>Da Agência Brasil

Em Brasília

27/08/2010 16h53

Ao inaugurar hoje (27) campi de universidades em Caruaru, Pernambuco, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a decisão de instalar escolas técnicas em todo o Brasil teve como base sua experiência de vida.

“Quando decidimos fazer escolas técnicas profissionais era quase por uma experiência de vida. Não tive oportunidade de estudar, nem eu, nem outro irmão conseguiu chegar além do primário e eu quase virei doutor por que fiz o Senai. Com isso, fui o primeiro de oito irmãos a ganhar mais que um salário mínimo por ter uma profissão”, disse.

Em discurso durante cerimônia em Caruaru, Lula falou sobre o desenvolvimento do Nordeste e, na área de educação, citou o crescimento no percentual de mestres e doutores formados na região, que partiu de 1,3% do total do país no início de seu governo para atuais 9,7%. “Tínhamos a consciência de que era preciso fazer o Nordeste dar um pulinho a mais”, disse Lula sobre a região.

Lula participou da inauguração do campus de Caruaru e da primeira etapa do campus do Agreste, ambos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE).

O campus Caruaru oferecerá cursos técnicos de mecatrônica, segurança do trabalho e edificações. O campus do Agreste oferecerá os cursos de graduação em administração, design, economia, engenharia civil, engenharia de produção, licenciatura em física, licenciatura em química, licenciatura em matemática e pedagogia.