Enem dos EUA pede redação sobre reality shows; prova brasileira teve até imagem de Mr. Bean
Estudantes que fizeram o SAT (uma espécie de Enem [Exame Nacional do Ensino Médio] americano) no último dia 19, nos Estados Unidos, tiveram uma surpresa: um dos temas de redação eram os programas conhecidos como “reality shows”. Segundo o jornal “The New York Times”, a prova pedia que os alunos opinassem sobre esse tipo de programa.
Depoimentos colhidos pelo jornal em uma página da internet voltada a estudantes dá a dimensão do “problema”: “Esse foi um dos momentos em que eu queria realmente ter visto TV”, disse um usuário. “Eu não vejo TV e, por isso, [a questão] foi difícil pra mim. Não tenho interesse em reality shows”, afirmou outro.
Segundo a diretora-executiva do SAT, Angela Garcia, ouvida pelo “New York Times”, a questão não foi “injusta” com aqueles que não assistem TV. “O objetivo principal da proposta de redação é dar aos estudantes uma oportunidade de demonstrar a habilidade na escrita”, disse.
Twitter e Mr. Bean no Enem brasileiro
No Brasil, o último Enem (que é inspirado no SAT americano) também teve questões ligadas ao mundo pop. Uma delas trazia dois textos sobre o que era a rede social de microblogging Twitter, com dicas de como utilizá-la “melhor”.
Em outra (questão 100 do caderno azul), os avaliadores apresentavam cinco figuras –entre elas, uma montagem com o personagem inglês Mr. Bean, uma tela de Andy Wahrol retratando Michael Jackson e um quadro do pintor brasileiro Romero Britto– para que o candidato identificasse qual misturava personagens de diferentes épocas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.