Topo

Enem dos EUA pede redação sobre reality shows; prova brasileira teve até imagem de Mr. Bean

Da Redação

Em São Paulo

23/03/2011 18h08

Estudantes que fizeram o SAT (uma espécie de Enem [Exame Nacional do Ensino Médio] americano) no último dia 19, nos Estados Unidos, tiveram uma surpresa: um dos temas de redação eram os programas conhecidos como “reality shows”. Segundo o jornal “The New York Times”, a prova pedia que os alunos opinassem sobre esse tipo de programa.

Depoimentos colhidos pelo jornal em uma página da internet voltada a estudantes dá a dimensão do “problema”: “Esse foi um dos momentos em que eu queria realmente ter visto TV”, disse um usuário. “Eu não vejo TV e, por isso, [a questão] foi difícil pra mim. Não tenho interesse em reality shows”, afirmou outro.

Segundo a diretora-executiva do SAT, Angela Garcia, ouvida pelo “New York Times”, a questão não foi “injusta” com aqueles que não assistem TV. “O objetivo principal da proposta de redação é dar aos estudantes uma oportunidade de demonstrar a habilidade na escrita”, disse.

Twitter e Mr. Bean no Enem brasileiro

No Brasil, o último Enem (que é inspirado no SAT americano) também teve questões ligadas ao mundo pop. Uma delas trazia dois textos sobre o que era a rede social de microblogging Twitter, com dicas de como utilizá-la “melhor”. 

Em outra (questão 100 do caderno azul), os avaliadores apresentavam cinco figuras –entre elas, uma montagem com o personagem inglês Mr. Bean, uma tela de Andy Wahrol retratando Michael Jackson e um quadro do pintor brasileiro Romero Britto– para que o candidato identificasse qual misturava personagens de diferentes épocas.