Topo

Marmitas com personagens de desenho animado fazem sucesso nas escolas japonesas

Thiago Minami

São Paulo

31/05/2011 13h33

Os pais japoneses têm um jeito peculiar de demonstrar o amor pelos filhos – caprichar o máximo que podem na marmita que as crianças levam à escola. Vale tudo: personagens de desenho animado, tipo Pokémon ou Dragon Ball, legumes e verduras em formato de flor e até salsichas com carinha. O importante é garantir uma variedade grande de cores, sabores e nutrientes.

Não é todo dia que precisa levar marmita. Em geral, a rede pública japonesa oferece merenda até o final do ensino fundamental. Cada escola define a data para que os pais preparem a comida, que pode ser uma vez por semana ou a cada quinze dias, por exemplo. É um momento de grande expectativa para as crianças, pois o esmero no preparo da comida é tomado como índice do cuidado da família com os filhos.

Os professores ficam de olho nas marmitas – se a comida for pobre em variedade nutricional e só feita de ingredientes semi-prontos, a escola entra em contato com os pais para saber a razão. Entre os alunos, quem leva comida feia pode até ser alvo de gozação.  

Para ajudar aqueles com menos tempo, os supermercados oferecem diversos ingredientes e objetos para compor a marmita. Livros e revistas trazem receitas e dicas para fazer tudo no maior capricho. O importante é ensinar os pequenos a comer de tudo e apreciar a comida visualmente.