Topo

Ocupação da reitoria da Universidade Federal de Rondônia chega ao 50º dia

Rafael Targino

Em Porto Velho

23/11/2011 07h23

A ocupação da reitoria da Unir (Universidade Federal de Rondônia) chega nesta quarta-feira (23) ao 50º dia. Os estudantes invadiram o edifício da administração da instituição, que fica no centro da capital Porto Velho, no começo do mês passado, em um protesto que pede a saída do atual reitor, Januário Amaral, e melhorias na infraestrutura da universidade.

O movimento acompanha uma greve de estudantes e professores, que já dura mais de 70 dias.

A reportagem do UOL Educação esteve no prédio na terça-feira (22). Segundo os manifestantes, cerca de 300 pessoas se revezam no local durante as 24 horas do dia. A entrada principal do edifício foi fechada com uma pilha de pneus.

A luz da reitoria foi cortada logo após a ocupação e, à noite, são utilizados geradores a diesel, conseguidos, segundo os estudantes, por meio de doação. No local, funciona somente a parte administrativa da Unir. As salas de aula ficam em campi espalhados pelo Estado.

Uma comissão formada por representantes do MEC (Ministério da Educação) e da CGU (Controladoria-Geral da União) veio a Porto Velho nesta semana investigar denúncias feitas pelos grevistas. Um relatório sobre a situação deve ser apresentado ao ministro Fernando Haddad nos próximos dias.