Topo

Enem 2011: Inep erra soma da nota de redação de candidato, e Justiça manda alterar

Do UOL, em São Paulo

12/01/2012 18h56Atualizada em 12/01/2012 19h26

Um estudante carioca conseguiu na Justiça o direito de ter nota da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011 alterada. O candidato já havia entrado com uma ação pedindo a revisão e ao receber a justificativa, que mantinha o resultado, percebeu que a soma das notas estava errada. Segundo o documento, a pontuação total do candidato é 500, mas a soma das notas de cada competência dá 520.

A decisão da Justiça deu 24h para que a nota fosse alterada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), em caráter de urgência, devido o término das inscrições do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), marcado para as 23h59 desta quinta-feira (12). 

O advogado do processo, Diogo Rezende, disse que ainda não conseguiu falar com o estudante para saber se a nota já foi mudada. De acordo com a assessoria de imprensa do MEC (Ministério da Educação), houve um erro material e a pontuação do candidato seria alterada ainda hoje.

O primeiro caso de nota alterada aconteceu em São Paulo: um estudante teve a nota revista de 0 para 880 após entrar na Justiça com um pedido de vista da redação, mesmo sem mostrar a prova. O candidato recebeu nesta terça-feira (10) a cópia de seu texto e das folhas de correção. As cópias mostram que houve dois erros: na primeira leitura, o corretor anulou a prova por fuga ao tema - situação em que deveria ter dado nota zero. Apesar de os outros dois corretores terem atribuído nota 880, devendo valer a última correção, o aluno acabou ficando com a primeira avaliação, que estava errada.

Minas Gerais

Em Minas Gerais, outro candidato teve a nota de uma das provas alterada - de 0 para 440 - após entrar em contato com o MEC. Segundo o ministério, o número de identidade dele estava errado em um dos cartões de resposta. Por isso, é como se ele não tivesse feito uma parte do exame. Como o erro foi registrado em ata, diz o ministério, foi possível encontrar o exame do candidato e corrigi-lo.

Com ele, já são três os que conseguiram alterar suas notas do Enem 2011.

Ministério Público

Nesta terça-feira, a Justiça Federal no Ceará deu cinco dias ao Inep para que o órgão se pronuncie sobre o pedido do Ministério Público Federal no Estado de mostrar a todos os estudantes que desejarem a correção da redação do  Enem 2011.

Na decisão, a Justiça também deu cinco dias ao governo para dizer quais foram os critérios de correção da prova do Enem dos alunos do Colégio (e do cursinho) Christus, de Fortaleza, que tiveram acesso antecipado a questões por meio de um pré-teste.

De acordo com o MEC, a quem o Inep está vinculado, não existe capacidade técnica para exibir a redação a todos os que fizeram a prova. Para a próxima edição, já há um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinado pelo governo e pelo Ministério Público para que seja possível mostrar o teste.

No mesmo dia, a Defensoria Pública da União no Rio de Janeiro também entrou com um pedido na Justiça Federal do Estado, para que os estudantes possam ver a redação. O defensor Daniel Macedo também pediu a abertura de um prazo para recurso contra a correção e uma nova abertura do Sisu após esse período.

O edital do Enem 2011 não prevê a possibilidade de recurso e, tampouco, de vista das provas. Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), os textos são corrigidos por dois avaliadores. Quando as notas dadas por eles têm uma diferença de 300 pontos, um terceiro corretor é chamado para reavaliar o teste. Segundo o Inep, 71 estudantes já pediram na Justiça vistas da prova. Um deles teve a nota alterada.